sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Tal Efeito estufa


Muito se houve falar sobre o efeito estufa, mas o que é isso, e como irá afetar as nossas vidas, Observada do espaço, nossa atmosfera nada mais é do que uma fina camada de gás ao redor de um enorme e volumoso planeta. Mas é este anel gasoso externo e seu efeito enganosamente denominado efeito estufa que possibilita a vida na Terra – e que poderia destruir a vida como a conhecemos.

O Sol é a principal fonte de energia da Terra, uma estrela flamejante tão quente que podemos sentir seu calor a 150 milhões de quilômetros de distância. Seus raios penetram em nossa atmosfera e se irradiam sobre nosso planeta. Cerca de um terço desta energia solar é refletida de volta ao universo por geleiras reluzentes, pela água e por outras superfícies brilhantes. Dois terços, entretanto, são absorvidos pela Terra, aquecendo terras, oceanos e a atmosfera.
Grande parte deste calor irradia-se de volta ao espaço, mas uma parte é armazenada na atmosfera. Este processo é denominado efeito estufa. Sem ele, a temperatura média da Terra seria de gelados -18º Celsius, mesmo com o fornecimento constante de energia pelo Sol.

Mudanças minúsculas – impacto global
Embora ainda estejamos longe de ver concentrações importantes de CO2 em nossa atmosfera, ligeiras mudanças já alteram a forma de funcionamento de nosso sistema de aquecimento. Medições de quantidades de dióxido de carbono a partir do Observatório de Mauna Loa, no Havaí, mostram que o CO2 aumentou de cerca de 313 ppm em 1960 para cerca de 375 em 2005. Isso significa que, para cada milhão de partículas em nossa atmosfera, há agora 62 partículas a mais de CO2 do que em 1960. Ainda que isso não pareça muito, os cientistas dizem que esse aumento – causado mais provavelmente por atividades humanas, tais como os desmatamentos intensos, e as queimadas que hoje acontecem em boa parte do Brasil, são principalmente, responsávis pelo aumento das temperaturas globais durante as últimas décadas. Em um mundo como esse, a vida na Terra provavelmente jamais teria emergido do mar. Graças ao efeito estufa, todavia, o calor emitido pela Terra é capturado na atmosfera, proporcionando-nos uma temperatura média agradável, de 14ºC.

Nenhum comentário:

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...