segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Renato Russo, 14 anos sem você

Em 11 de outubro de 1996 morreu o lider da banda Legião Urbana Renato Russo,  Mas, uma quatorze anos  depois, ele continua vivo na memória de seus fãs - e mesmo daqueles que não são tão fãs assim. Apesar de ter sido um artista pop com a alma punk nunca adormecida, a memória aponta uma direção específica. "A verdadeira força do Renato está na música. Os recados, as mensagens, os questionamentos estão traduzidos nas letras e o importante é essa essência", diz Dado Villa-Lobos, companheiro de Legião Urbana.
Dado acredita que, se Renato Russo estivesse vivo, não ficaria contente com a imagem póstuma criada para ele. "Acredito que se criou um estereótipo que não entrega o que ele realmente era. Felizmente ficou o que ele queria que ficasse: a música", fala guitarrista.
Sendo eu um Fã incondicional de Renato, aos meus 37 anos, estou percebendo que. "Existe uma certa manipulação da imagem de Renato Russo, mas é possível correr atrás das próprias interpretações", imagino.
No fim dos anos 70, Renato Russo fundou a primeira banda punk de Brasília, a Aborto Elétrico. Em 82, surgiu o Legião Urbana com letras sobre política, amor e juventude. Geração Coca-Cola, Será, Eduardo e Mônica, Pais e Filhos e Que País É Esse? são até hoje considerados hinos.
Em 1990, o cantor assumiu sua homossexualidade em uma polêmica entrevista à revista Bizz. Renato Russo morreu de Aids, mas deixou a doença em segredo até o último minuto. "O Renato morreu há quatorze anos e não perdeu nada", Algumas pessoas até tentam mudar alguma coisa, mas o resultado é tardio. Nas letras de Renato, o cantor pregava que a mudança é possível se houver persistência de lutar por aquilo que objetiva, seja o material, o espiritual ou o político. Mas antes de tentar algo é preciso mudar a si mesmo.
Para os fãs, mais que auto-ajuda, esta é uma mensagem de fé. Dado acredita que uma canção tem a força de transformar uma pessoa. "Ela é capaz de emocionar. Às vezes você ouve uma música e logo depois não é a mesma pessoa", fala o artista. Renato ainda muda seus fãs. E segue vivo. Os seus poemas e suas músicas mostram uma pessoa frágil e vulnerável, procurando salvação no Budismo, na Bíblia e no amor. Através do messianismo das letras e dos hábitos de Renato o Legião virou quase uma religião entre os jovens. "Não há mentiras nem verdades aqui, só há música urbana''.
Certa Vez Renato disse, "Aprendi a esperar mas não tenho mais certeza...Já tentei muitas coisas, de heroína a Jesus, tudo que já fiz foi por vaidade''. "Não estou mais interessado no que sinto, não acredito em nada além do que duvido. Você espera respostas que eu não tenho''. Deprimido crônico, dependente confesso de álcool e cocaína, Russo sempre atraiu a atenção dos repórteres, fosse pelo hábito de quase não falar à imprensa ou pela torrente de declarações bombásticas que fluía quando ele resolvia abrir a boca. Mas o messianismo das mensagens funcionava mais como negação e grito de socorro que palavra de ordem. A mãe dele revelou: "Ele tentou se matar uma vez, em Brasília, cortando os pulsos. Creio que a morte foi algo muito fascinante para ele''. Para os líderes da geração punk, da geração "no future'', a morte é a saída. Sid Vicious, Cazuza, Ian Curtis, Kurt Cobain. E para Renato também. O último disco do Legião saiu pouco antes. "A tempestade ou o livro dos dias'', uma coleção deprimida - "Vamos falar de doenças incuráveis...Ter esperança é hipocrisia, a felicidade é uma mentira, e a mentira é salvação''.

Hoje a já tradicional segunda sem lei será uma homenagem ao Poeta Renato Russo, quanto ao local ainda é suspense, mas será regada com boa música e fãs da Legião Urbana, "E que um dia irá dizer, que não existe razão nas coisas feitas pelo coração, e que irá dizer", lembre-se " ´Palavras são erros, e os errros são meus e seus", eternas saudades.














Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...