terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva do esporte em 2010

Em 2010 muitas coisas aconteceram no esporte, algumas para serem lembradas eternamente e outras para serem esquecidas, o ano teve momentos históricos no esporte. Primeira Copa do Mundo de futebol na África e com um novo campeão mundial. A Fórmula 1 conheceu um novo campeão e a natação um novo rei das águas. Nas quadras de vôlei o Brasil seguiu dando show e nas quadras de tênis um jovem espanhol retornou ao topo. Nos gramados brasileiros um centenário passou em branco e um tricolor deu a volta olímpica após 26 anos. Confira o que de melhor aconteceu em 2010.
1- TRICOLOR DE CORAÇÃO. A taça do Brasileirão foi pintada em três cores: verde, branco e vermelho. Após 26 anos, o Fluminense voltou a levantar o troféu mais importante do futebol nacional. Com um bom elenco comandado por Muricy Ramalho, e com o argentino Conca em grande fase, o Flu superou Corinthians e Cruzeiro nas últimas rodadas para conquistar o tricampeonato.
2- REI DAS ÁGUAS. Michael Phelps perdeu o posto de melhor nadador do mundo. Em 2010 só deu Ryan Lochte. O americano foi o grande nome do Campeonato Pan Pacífico e ainda brilhou no Mundial de curta em Dubai, levando seis medalhas de ouro e batendo dois recordes mundiais. Fora das piscinas lançou uma grife de tênis digamos estilosos. 
3- CENTENÁRIO. O Corinthians chegou aos 100 anos de vida em 2010, porém passou o ano em branco. O time foi eliminado na Libertadores e no Paulistão e teve uma queda de rendimento na reta final do Brasileirão. O presidente Andrés Sanchez prometeu um novo estádio e Ronaldo passou mais tempo fora do que dentro de campo.
4- A MELHOR TEMPORADA. Pela primeira vez em sua carreira Fabiana Murer conquistou um título mundial no salto com vara. No Mundial indoor de Dubai ela saltou para 4,80m e levou a inédita medalha de ouro. Ela também bateu o recorde sul-americano em pista outdoor com 4,85m. Em dezembro, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico e entra de vez na briga por um pódio nos Jogos Olímpicos de Londres.
5- CONTROVERSO. A seleção brasileira de vôlei masculino manteve a sua hegemonia nas quadras. Pela terceira vez consecutiva venceu o Mundial dando show, porém uma mancha negra se abateu sobre Bernardinho. O técnico confessou que entregou a partida contra a Bulgária na primeira fase, para ter uma chave mais favorável na fase final. Mesmo assim, ele foi eleito o melhor técnico pelo COB.
6- NO TOPO DO MUNDO. O clube dos campeões mundiais do futebol ganhou um novo membro. A seleção espanhola venceu a primeira Copa no continente africano e mesmo sem exibir o mesmo futebol da Eurocopa-2008 bateu Portugal, Alemanha e Holanda na final. O artilheiro David Villa e o meia Iniesta foram os grandes heróis da Espanha. 
7- O NÚMERO 1. Depois de uma temporada ruim, Rafael Nadal voltou ao topo em 2010. O espanhol superou as lesões e colocou os rivais no bolso. Venceu Roland Garros, Wimbledon e o US Open, e tornou-se o sétimo tenista a conquistar todos os Grands Slams. Termina a temporada na primeira colocação do ranking, com mais de três mil pontos a frente de Roger Federer.
8- DERROTA DOLORIDA. Assim como o time masculino, a equipe feminina de Zé Roberto Guimarães deu show em quadra no Campeonato Mundial. Porém, a equipe não saiu da competição com a medalha de ouro e sim com a prata. Na grande final o Brasil não conseguiu superar a forte defesa da Rússia. Dessa vez o melhor time não venceu.
9- CAMPEÃO PRECOCE. A esperança é a última que morre. Este provérbio ilustra e muito o que fez o jovem alemão Sebastian Vettel na temporada 2010 de Fórmula 1. O piloto da Red Bull só conquistou a liderança do Mundial após a última corrida, levando o título. Vettel tirou uma diferença considerável para os rivais Alonso e Webber no fim da competição. É o campeão da esperança.
10- TRISTEZA. Em um ano onde veio a público alguns escandalos como o do goleiro do Flamengo Bruno,  a seleção Brasileira de Volei Masculino afim de se livrar de um possivel adversario, a ultrapassagem de Fernando Alonso em Felipe Massa por ordem da equipe Ferrari, o corpo mole de alguns times na reta final do campeonato Brasileiro, são fatos aos quais deverão ser esquecidos e deletados de nossas memórias, guardar somente o que o esporte tem de melhor e esses sim tem que ser eternizados.


Um comentário:

Unknown disse...

cade o inter campeao da libertadores
o flu em primeiro com simples brasileirao só pode ser piada dse fim de ano !!!!!!!

Em Chapadinha, Populares saqueam carga de bovinos do caminhão que foi sequestrado ontem por assaltantes

Na manhã de hoje (26), várias pessoas começaram a saquear parte da carga de bovinos que estava sendo transportado em um caminhão que tombou ...