sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Já é Inverno em Chapadinha

Nos últimos dias as chuvas tem caidos com maior intensidade em nossa região, para nós nordestino já é inverno, um periodo cheio de vida para essa parte do Brasil, com o inicio das chuvas as esperança do sertanejo sem renovam, é epoca de plantar, é epoca de renovar os sonhos, e pedir aos ceus que tudo de certo, e que tenhamos fartura em nossas lavouras. O periodo chuvoso em nossa região vai de janeiro a meados de junho, para nós é inverno.
A caracterização climática da região Nordeste é um pouco complexa, sendo que os quatro sistemas de circulação que influenciam na mesma são denominados Sistemas de Correntes Perturbadas de Sul, Norte, Leste e Oeste. Por fim, o sistema de correntes de Oeste, trazidas pelas linhas de Instabilidade Tropical (IT), ocorrem desde o final da primavera até o início do outono, raramente alcançando os estados do Piauí e Maranhão.
Em Chapadinha os últimos dias tem um ceú carregado, com nuvens escuras, tem dias em que chove por horas, hoje parece ser um desses dias, mas a alegria que o invernos propociona é enorme, os rios e riachos enchem, a vegeteção renova-se, dai a pouco vem a colheita, milho, aroz, feizão, melancia, etc. sem falar que as noites ficam mais frias e mais aconchegantes o que é bom, enfim, bem vindo chuva, que os seus beneficios seja estendido a todos nós. 

Nenhum comentário:

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...