quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chapadinha, uma cidade em transformação

Morando há mais de 20 anos na cidade de Chapadinha, aprendi a amar esse pedaco do Brasil, vejo quantas belezas naturais nós temos. Vibre com esse povo gentil, que consegue manter sua alegria e esperança apesar das dificuldades e de tanta desigualdade. Tenha orgulho dessa gente que tem fé e a certeza de que juntos podemos fazer um cidade melhor, digno de seu povo.
Em Chapadinha tem acontecido o fenômeno da cosntrução civil, na verdade  nossa cidade não podia ficar alheia ao nosso País que está em construção... Por onde se passa estão construindo, as casas mais antigas estão sendo substituidas por novas residencias, na verdade  A construção civil é um setor da economia formado por uma enorme quatidade de atividades. Aliás um dos que mais geram empregos em Chapadinha.
Por ser composta de inúmeras e variadas atividades em todo o país, a construção civil funciona como um importante "motor" econômico, com grande capacidade de movimentar a economia, gerar riquezas e empregos. Em geração de empregos a construção civil é a atividade mais importante do país e principalmente de Chapadinha. Atualmente, mesmo sem estar funcionando a pleno vapor, responde por aproximadamente 3,5 milhões de empregos no país, ou 6% do total.
Chapadinha a cada dia que passa surgem novos bairros, como o Recanto dos passaros, Vila Brasil, dentre outros, a percebendo ese crescimento as principais empresas de construção do País começou a atuar por aqui, a prova disso é a contrução de 1.000 (mil) casas populares na area do bairro Areal, onde além da construção de novas residencias, foi gerado muito emprego direto e indiretamente para o nosso povo.
Como parte desta transformação, foram instalado em nossa cidade um polo universitário, faculdades particulares, o que aliás tem feito uma transformação no modo de ensino chapadinhense, o que está fazendo com que os nossos filhos tenham as mesmas chances do que os alunos dos grandes centros.
Ainda há muitas coisas a serem feitas, fico me perguntando por que nunca se pensou em fazer um Zoneamento Urbano, afinal a cidade cresce a toque de caixa, falta um projeto de paisagismo, e principalmente um projeto de saneamento básico, pois uma cidade com mais de 70.000 habitantes não pode ficar sem saneamento básico.
Nesse cenário, a educação desempenha um papel fundamental. E será através dela, sendo uma educação acadêmica, tecnicista, asséptica, fragmentada, descolada da realidade social, mas sim, uma educação que prepare para a vida, que forme cidadãos participativos, conscientes de sua responsabilidade, capazes de se situarem no contexto sócio-ecônomico político e cultural, de forma crítica e como agente de transformação. Uma educação focada na realidade social do educando, uma educação que possa ser instrumento de conscientização, mobilização e transformação da sociedade, que contribua decididamente para acelerar o processo de mudança e implantação de uma verdadeira democracia social entre nós.
Saúde, Educação, Infra Estrutura, mais areas de lazer para a população, está faltando, sinceramente tenho fé que em pouco tempo mudaremos a estrutura politica de nossa cidade, já que os que temos, representam a falta de organização e principalmente a ausência do compromisso com a coisa pública,"Eu sou Brasileiro e não desisto nunca", por esse motivo acredito que essa mudança vai acontecer, e espero estar bem próximo dessa mudança.
Mas, nem por isso a nossa Chapada das Mulatas deixou de ser um lugar agradavél, de pessoas amigas e companheiras, terra de gente educada, acolhedora, Nesses tempos a nossa cidade está em transformação, crescendo a cada dia que passa, mas não abandona as suas tradições, e é por essas razões que eu te amo Chapadinha, a voce e ao seu povo a minha eterna gratidão.


Nenhum comentário:

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...