sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gente com mania de grandeza

Mania de grandeza?

Sim, é sobre isso que quero falar hoje!
Quem não conhece alguém que finge ser mais do que realmente é?
Quem não conhece alguém que finge ter mais do que realmente tem?
Quem não conhece pessoas que se importam apenas com status social?

Na verdade estou escrevendo este texto, em resposta a muitos comentários feitos tanto através do Blog, quanto pessoalmente, o texto fala por si só. Mania, palavra que vem do grego mania (loucura) é, para a Psiquiatria, o distúrbio mental caracterizado pela mudança exarcebada de humor, com alteração comportamental dirigido, em geral, para uma determinada idéia fixa e com síndrome de quadro psicótico grave e agudo, característico, embora não exclusivo (mania secundária), do Transtorno ou Distúrbio Bipolar e se caracteriza por grande agitação, loquacidade, euforia, insônia, perda da senso crítico, grandiosidade, prodigalidade, exaltação da sexualidade, e heteroagressividade.
Até parece que alguns filhos de Chapadinha ficam feliz em ver a cidade diminuido, ou então suas paixões politicas não os deixam ver o óbivio,  concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns hábitos ou costumes caracterizados por alguma fixação (como no colecionismo), repetição exagerada de gestos, etc.
Já afirmei por várias vezes que não tenho paixão politica, para mim todos são iguais (verdes), mas acho que uns verdes já estão maduros e outros apodrecendo, o que tento é o engrandecimento da cidade que me acolheu, e a qual eu tenho o maior respeito, chapadinha é um lugar ótimo para se viver, gente ordeira, acolhedora, pacata, nunca vou admitir que alguem fale mal dessa cidade perto de mim. 
Chega a ser curioso ver as situações em que algumas pessoas se envolvem pra manter essa mania de grandeza, pra alimentar o ego e mostrar pra todos ao redor o quão bem sucedidas e felizes elas são mas será que a felicidade está sempre ligada ao volume de dinheiro que se tem?
E os tipos que quase não tem como pagar as contas no fim do mês mas toda vez que te encontram adoram inumerar as últimas aquisições? Como se eu tivesse interesse nisso! Como se sucesso fosse medido pelo celular mais moderno. Fala sério, ir pro carnaval em Parnaiba e ficar comendo cachorro quente, ou mendigando sobras só para manter as aparências, credo, isso é pura babaquice. Comer sardinha e arrotar caviar, isso é .................


Nenhum comentário:

Justiça anula nomeações de parentes no serviço público do Maranhão

A medida atendeu a pedido do Ministério Público estadual e atinge a administração direta e indireta, em todas as esferas de Poder do Estado ...