sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ou é Blogueiro ou é Jornalista

Um blog é um sítio eletrônico acessível por meio da Internet. Geralmente são organizados de forma cronológica e têm uma temática, pode ser escrito por uma pessoa ou por muitas. A estrutura do blog permite atualizações rápidas e interação com os leitores.
Um blog era sinônimo de diário online, espaço onde o autor relatava suas experiências cotidianas ou seus pensamentos, possivelmente tendo sido essa a gênese da blogosfera. Ainda são muito populares os chamados blogs que seguem o modelo diário online.
Mas evoluíram, os blogs, hoje, tratam de diversos assuntos, podem ser classificados de entretenimento, arte, foto, vídeo, marketing, publicidade, esporte, política, economia, notícias, dentre tantas outras classificações. Ou ainda, podem misturar diversas classificações e, em todos os casos, promovem a diversidade e o compartilhamento de conhecimentos.
O blogueiro é quem escreve as postagens e insere mídias no blog. Em geral, atua de forma independente, tendo liberdade para manifestar seus pensamentos e divulgar o que achar conveniente.
Há blogueiros amadores e profissionais. Os primeiros mantêm blogs para sua satisfação, dedicam-se puramente pelo prazer. Já os blogueiros profissionais exercem atividade especializada, visam o lucro. Para eles, blog é meio de subsistência ou complementação de renda.
Já é realidade que existem blogueiros que alcançaram credibilidade e sua influência abrange muitos consumidores de informações. Alguns podem ser considerados formadores de opinião, tamanha a expressividade do trabalho.
Há blogs que lidam com notícias, fatos, divulgação de informações e opinião. Ocorre que esse formato acaba por se aproximar do jornalismo. Não foram poucos os debates que surgiram, tratando da relação: Blogueiro versus Jornalista.
Blogueiro não é jornalista e vice-versa
Cabe comentar sobre os jornalistas. Eles são profissionais que lidam com notícias, dados factuais e informações em geral, além do mais, suas atividades são previstas em leis específicas.
De acordo com a Enciclopédia Eletrônica Wikipedia, “o trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente divido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e particularidades: pauta, apuração, redação e edição”.
Há diferenças entre blogueiro e jornalista. Primeira diferença é quanto a normatização. O exercício da profissão de jornalista requer a observância de legislação própria e o profissional precisa ter o registro em órgão competente. Não há esse tipo de formalidade para o blogueiro, devendo, por óbvio, como todo e qualquer cidadão, obedecer à lei em geral.
O jornalista é um profissional que estudou numa academia as técnicas e métodos de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre fatos. O blogueiro pode ser um profissional de qualquer área, mas que também lida com informações factuais e notícias. Há formalidades acadêmicas e legais no exercício profissional do jornalista, principalmente na apuração e elaboração do material a ser publicado. Já o blogueiro é independente para expor suas opiniões, não necessariamente deve seguir as técnicas de elaboração de conteúdo jornalístico.
Um jornalista, devidamente habilitado e que exerce sua profissão, ainda que possua um blog voltado para o jornalismo, acreditamos que naturalmente ele, a rigor, não pode ser considerado blogueiro. Será muito mais relevante sua formação profissional do que o fato de possuir um blog. No entanto, se um jornalista mantém um blog sobre assuntos variados, furtando-se do jornalismo, logo, adquiri a qualidade de blogueiro.
Por outro lado, um blogueiro que lida com informações e notícias não pode ser considerado jornalista. Um blog em sua essência tem um aspecto personalíssimo e independente, em outras palavras, o blog tem a “cara” do seu dono e não levará em conta a formação acadêmica ou a profissão do autor.
Jornalistas temem blogueiros?
Indiscutível que o jornalista é um profissional especializado, além do mais, têm suas atividades devidamente regulamentadas em lei e no Código de Ética. Existe previsão de uma séria de condutas que devem ser observados pelo profissional.
Blogueiro não pratica o jornalismo, não tem um Código de Ética próprio. É livre para manifestar sua opinião, evidentemente, em harmonia com o ordenamento jurídico. Não segue as técnicas do texto jornalístico, embora possa produzir trabalhos com equiparada qualidade técnica.
Pensamos ser clara a máxima: ou é blogueiro ou é jornalista. Os jornalistas não devem temer os blogueiros. Não há porque se criar anseios ou rivalidades entre ambos, desde que estejam claros os papéis de cada um.
Blogueiro é independente, utiliza-se de fatos e notícias para embasar a manifestação do seu pensamento, sua opinião é personalíssima, ele não é um jornalista. Enquanto que o jornalista é um profissional que, no exercício da suas atividades, sempre estará adstrito a legislação específica e ao Código de Ética da sua categoria. Segue as técnicas exclusivas do jornalismo. Ainda que manifeste seu pensamento, destaca-se, sobretudo, pela sua qualidade de jornalista.
Jornalistas e blogueiros têm uma importante missão em comum: produzir e divulgar informações de relevante interesse público, com liberdade, compromisso e responsabilidade social. A Internet abriu espaço para que mais conhecimento seja compartilhado. Nesse sentido, blogueiros e jornalistas são parceiros. Não há dúvida que existe espaço para todos e que será tranquila a convivência entre ambos.
De blogueiro para jornalista: deixo minhas sinceras congratulações aos nossos jornalistas que verdadeiramente prestam um serviço importante e necessário para a sociedade.
 
Por: Bruno Borges Borges

Um comentário:

Gustavo Pereira disse...

Gostei da Matéria muito boa mesmo olha depois passa lá no meu blog !
www.gustavopereirabc.blogspot.com

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...