quinta-feira, 10 de março de 2011

Começou a temporada de enchentes no Rio Parnaiba

Eu tive a felicidade de ter nascido as margens do Rio Parnaiba, e no fim da decada de 80 vim morar na cidade de Chapadinha, mas sempre que posso vou matar a saudade daquele Rio Maravilhoso, e hoje vendo o Blog Sinal Verde para Voce, vi a seguinte matéria, no mes de Fevereiro foi bastante chuvoso: 254% acima da precipitação no mesmo mesmo em 2010. E março não vai ficar atrás. O resultado dessas chuvas começam a aparecer no Rio Parnaíba, que já supera a sua calha de nivel.
A alta incidência de chuvas nesta região traz uma grande esperança para os nossos agricultores, seja o de subsistência ou o de escala comercial.
Já a preocupação fica para com as cidades próximas - e ao nível do Rio Parnaíba, que podem sofrer com as cheias que estão chegando. O que aliás sempre acontece no perido de chuvas, mas essas enchentes são parte da natureza e é através delas que tudo se renova, os grandes volumes de aguas ocasionados nesse periodo, geralmente vem cheios de nutrientes e micro organismos que são excencial para a renovação da vegetação ao redor do Rio Parnaiba.
Nessas enchentes os estoques de peixes são renovados, o que garante fartura para os pescadores que dele dependem, um rio abundante e rico, que se renova a cada enchente, mas as maiores enchentes acontecem geralmente no mes de abril. Por enquanto, dentro do esperado.

Nenhum comentário:

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...