quarta-feira, 2 de março de 2011

Professores da rede estadual de ensino fazem passeata em Chapadinha por melhores salários

Aconteceu agora pela manhã, aconteceu nas principais avenidas de Chapadinha uma passeata com os professores da rede estadual de ensino, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Maranhão (Sinproesemma) afirmou que 95% dos professores, nas 18 regionais do Estado, aderiram ao movimento grevista, deflagrado nesta terça feira (1º). Os educadores reivindicam, prioritariamente, a aplicação do Estatuto do Educador e da tabela salarial.
O sindicato acredita que somente na quinta-feira (2), ou depois do Carnaval, que representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ou a secretária Olga Simão, sentarão à mesa para negociar. "Eles achavam que não conseguiríamos mobilizar os profissionais no Estado. Mas o cenário foi diferente", comentou Guterres. Ele completou, no entanto, dizendo acreditar que um acordo não está distante. "Não estamos distantes do acordo. Um ponto positivo, por exemplo, é que eles já se dispuseram a enviar o projeto do Estatuto do Educador para a Assembleia. Mas queremos que a proposta financeira seja melhorar para depois ser enviada para a Casa", disse.
Em nota, a Seduc afirmou que o Estatuto do Educador é uma prioridade para ser colocada em prática pela pasta. De acordo com a secretaria, a revisão salarial da categoria seria priorizada, o que foi assegurado pela Seduc. "A medida é uma determinação da governadora Roseana Sarney, atendendo a pauta de reivindicações dos educadores, discutida em várias reuniões com representantes do governo e do sindicato", diz a nota.
A Seduc diz, ainda, que "o governo demonstrou ao Sinproesemma, com total transparência, o limite das possibilidades de aumento de remuneração em 2011, sem o comprometimento do investimento e do custeio da rede pública de ensino do Estado".
Além disso, a Seduc assegurou que "empreenderá todos os esforços para garantir que as ações - planejadas com gestores e a comunidade escolar para o ano letivo de 2011 - sejam plenamente efetivadas na rede estadual neste momento de paralisação de alguns professores".

Nenhum comentário:

Caminhão e tomado de assalto em Brejo, apos longa perseguição PMs do 16º Batalhão prendem assaltantes e libertam refém na zona rural de Chapadinha

Na noite de ontem (25), um Assalto a um caminhão boiadeiro com refém ocorreu no povoado São, durante a  Fuga dos Assaltantes, houve Quebra d...