sábado, 5 de março de 2011

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, vai distribuir, até terça-feira (8), uma cartilha com dicas de segurança para os foliões no Carnaval deste ano na Região Metropolitana de São Luís.
O material, confeccionado sob a orientação do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), apresenta ao cidadão os cuidados com a segurança durante as festas de Carnaval.
O intuito é divulgar informações que possam esclarecer a população sobre os cuidados para garantir um carnaval tranquilo, além de contribuir significativamente para a diminuição das ocorrências criminais neste período. A produção do material contou ainda com a participação do Conselho Comunitário de Segurança da Cohab Anil.
São cerca de 80 dicas divididas em vários grupos, incluindo cuidados com a residência, no circuito, com o veículo, além de dicas de saúde compõem os alertas aos foliões.
Contingente nas ruas
Para garantir a segurança no Carnaval, estarão trabalhando em vários pontos de São Luís, cerca de três mil homens da Polícia Militar. A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) reforçou os quatros plantões de São Luís: Refesa, Cidade Operária, Vila Embratel e Cohatrac, além da criação de mais três plantões extras.
A Delegacia do Idoso (Beira Mar), São José de Ribamar e Maiobão estarão funcionando durante os dias do reinado de Momo. A Polícia Civil também intensificará o Programa Polícia Civil nas Ruas, que atuará com 10 equipes volantes atendendo as demandas dos plantões e com reforço nas áreas da Cidade Operária, João Paulo, Vila Luizão e Maiobão.
Recomendação
A polícia recomenda que os foliões sempre transitem em grupos, evitando andar em locais que não tenham iluminação. Além disso, é aconselhado evitar o uso de objetos de valor durante as festas carnavalescas.
Outra medida que pode contribuir para evitar assaltos é que o cidadão, a cada dia, esteja portando dinheiro trocado e em pouca quantia, apenas o necessário para suas despesas.
Em relação aos veículos, a Polícia sugere que o condutor procure estacionar o carro em locais vigiados e visíveis. Outra dica que ajuda a evitar roubos é nunca permanecer parado durante muito tempo dentro do veículo. De acordo com a polícia, essas medidas chamariam a atenção dos criminosos, colocando em risco à população.
A Polícia alerta os pais sobre os cuidados com as crianças. Umas das medidas indicam aos pais para utilizarem fichas de identificação, contendo o nome, idade, endereço e telefone para contato. Caso alguém encontre um menor perdido, o recomendado é encaminhar a criança para o Posto Policial mais próximo.
Entre as principais orientações, a PM alerta o cidadão para se planejar antes mesmo de sair de casa. Segundo, o tenente-coronel Jéferson Teles, comandante do CPM, se cada cidadão fizer sua parte, todos aproveitarão o Carnaval de forma segura.
“Planejamos o folder para que todos possam ter um Carnaval de paz e com tranquilidade”, explicou o comandante, afirmando que primar pela segurança é um dever de cada cidadão. “Estaremos coibindo qualquer utilização de armas e drogas, porte de materiais e objetos que oferecem riscos ao brincante, como vidros, metais, ferro, objetos com pontas ou cortantes e inflamáveis”, informou o tenente-coronel Jéferson Teles.
Informações
Em caso de alguma ocorrência policial, o folião pode acionar a polícia por meio do fone 190 (Ciops), ou pelo Disque Denúncia (3223 5800 em São Luís e 0300 313 5800 no interior).
Além destes serviços, a SSP disponibiliza ao cidadão, a Delegacia On line (www.delegaciaonline.ma.gov.br) para registrar ocorrências como perda, extravio ou furto de documentos, de pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, além denúncias de pessoas desaparecidas e identificação de procurados e foragidos da Justiça.
Turistas
Nesta época do ano, São Luís recebe um grande número de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A PM recomenda que os visitantes tenham em mãos, anotadas, as informações sobre o hotel, pousada ou outro local em que estejam hospedados.
A Companhia Independente de Turismo vai montar uma operação especial, com reforço no efetivo de militares e trailers espalhados pelos pontos turísticos da cidade, auxiliando os visitantes em qualquer ocorrência.
Horários de festas
A SSP publicou, no início de fevereiro, uma portaria que disciplina o funcionamento, horários e programações dos locais de festa, além de todas as ações de prevenção e repressão que serão executadas durante o período carnavalesco.
De acordo com o documento, a realização de qualquer atividade carnavalesca, em clubes sociais permanentes, temporários, associações necessitarão obedecer todas as disposições legais da portaria. Os proprietários de clubes, associações e os promotores de eventos precisarão ficar atentos a questão da liberação de funcionamento, além da estrutura, horários do início e término da festa. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Costumes e Diversões Públicas, terá equipes de plantão para fiscalizar o cumprimento das normas.
A Portaria determina que, em local público ou privado, estando o folião sozinho ou acompanhado, fica proibido o uso de fantasias, adornos ou brincadeiras que atentem contra a moral. A venda de bebidas alcoólicas também está proibida para menores de 18 anos.
As Polícias Civil e Militar, além da inspeção do cumprimento da portaria, realizarão diversas ações de combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas, entre outros crimes.

As informações são da Secom/governo do Estado

Nenhum comentário:

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...