terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisa mostra que Brasil tem 85 milhões de computadores em uso

O uso de computadores no Brasil continua crescendo. Se no ano passado havia 78,2 milhões de computadores em uso no país, em 2011 o número chegou a 85 milhões, o que significa que quatro de cada nove brasileiros têm um equipamento para uso doméstico ou corporativo. O número consta da pesquisa Mercado Brasileiro de Tecnologia de Informação (TI) e Uso nas Empresas, divulgada anualmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo o coordenador da pesquisa e professor da FGV, Fernando Meirelles, o aumento se deve a três fatores. “O primeiro fator é que o custo do equipamento tem caído ano a ano. O segundo fenômeno é o poder aquisitivo, a economia favorece a compra. E o terceiro e, talvez, o mais importante é que a percepção das pessoas sobre a utilidade do computador tem crescido”.
De acordo com Meirelles, o número de computadores no país duplicou nos últimos três anos e a tendência é que essa progressão se repita nos próximos três ou quatro anos. Para 2012, a expectativa é de um computador para cada dois brasileiros. Esse crescimento, segundo o professor, tem sido maior no mercado doméstico do que nas empresas.
“O usuário não corporativo é muito grande e é o que mais cresce proporcionalmente por um motivo muito simples: as empresas se informatizaram antes do que as pessoas”, afirmou.
As vendas de computadores no país também apresentaram crescimento. Em 2010, cerca de 14,6 milhões de unidades foram negociadas, representando um crescimento de 20% nas vendas.
Em comparação com países desenvolvidos, como os Estados Unidos, o número de computadores em uso no Brasil ainda é baixo. Nos Estados Unidos há cerca de 330 milhões de computadores em uso. Enquanto a taxa de penetração no Brasil é de 44%, nos Estados Unidos chega a 106%, o que significa que há mais computadores em uso nos Estados Unidos do que habitantes.
O mesmo fenômeno se observa com relação a telefones (móveis e fixos) e aparelhos de televisão. Enquanto no Brasil temos 250 milhões de telefones e 155 milhões de TVs, nos Estados Unidos os números chegam a 454 milhões de telefones e 400 milhões de TVs. Em todo o mundo, são 6,8 bilhões de telefones e 4 bilhões de aparelhos de TV.
“Comparado com a média mundial, o Brasil está muito bem em computadores, telefone e televisão. Estamos bem acima da média mundial. Mas tem muito chão ainda. Estamos bem abaixo dos Estados Unidos, por exemplo, país que tem taxas de penetração de computadores, por exemplo, maiores que o número de habitantes. Nós vamos chegar à metade [da população] no começo do ano que vem”, explicou o professor.
A média de penetração de computadores em todo o mundo é 36%. Segundo a pesquisa, há 2,5 bilhões de computadores em uso em todo o mundo.

Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...