domingo, 8 de maio de 2011

Falta preparo das escolas para lidar com o bullying

O atirador da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio, declarou em vídeo gravado antes da tragédia que sofreu de bullyingdurante a vida escolar e, também por isso, iria se vingar. Um mês após o massacre que resultou na morte de 12 estudantes e o suicídio do assassino Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, as ações para evitar o bullying e a violência escolar seguem muito incipientes, na avaliação de especialistas.
Eles afirmam que as escolas brasileiras não estão preparadas para desenvolver o assunto, a não ser de forma pontual e de maneira superficial. Sem preparo, a tendência é que as instituições 'lavem as mãos', perante um caso, segundo a psicanalista Sônia Makaron. “É um processo lento, temos de trabalhar a cabeça do professor. É um trabalho de formiguinha, não é tão simples”, afirma Sônia.
A psicanalista diz que não se deve vincular o crime em Realengo a um caso de bullying. “A mente doentia de Wellington associou duas ideias: eu sofri bullying e vou matar crianças inocentes. Não devemos comprar ou cultuar esta ideia, pois ela foi estabelecida por uma mente extremamente doente e que renegou os códigos que norteiam as relações sociais”, afirma Sônia. “Quem sofre bullying pode se proteger buscando na própria sociedade o que lhe é de direito, como, por exemplo, conversar com a direção da escola, procurar a Vara da Infância e da Adolescência ou uma Delegacia de Polícia.”
Educadores participaram na última terça-feira (3), em São Paulo, do “I Simpósio Brasileiro sobre bullying”, promovido pelo Sindicato de Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp). A educadora Cleo Fante, autora do livro “Fenômeno bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz”, destacou a importância das escolas estabelecerem práticas pedagógicas sobre o tema.
“Os professores têm de ter conhecimento e cultura de paz não só no discurso. É preciso desenvolver programas de enfrentamento e prevenção", diz Cléo Fante.
"No Brasil o tema ainda é novo e as escolas acham que trata-se de uma brincadeira. Falta vontade e informação na maior parte dos casos. bullyingvirou caso de saúde pública", afirma a gestora de recursos Cristiane Ferreira da Silva Almeida. Ela fundou a ONG Educar Contra o Bullying, em São Paulo, há dois anos depois que seu filho foi vítima de bullying por cinco anos em uma escola da rede municipal de São Paulo. O garoto, na época com 8 anos, chegou a apanhar.
O objetivo da ONG é conscientizar professores, pais e instituições sobre os perigos do bullying, além de lembrar que nem só as vítimas e também os agressores precisam de tratamento. Por meio da ONG, Cristiane dá palestras e organiza campanhas.
Cultura de paz
A prevenção do bullyingcabe às escolas, de acordo com os especialistas. Além de fazer campanhas de conscientização sobre o problema, é importante que as instituições reforcem temas como respeito, solidariedade, tolerância e outros valores humanos.
O Colégio São Luis, em São Paulo, desenvolve permanentemente um trabalho de educação humana e para a paz. Entre as atividades estão discussão com psicólogos, visitas à asilos, abrigos e creches, e atividades que reforçam princípios como a tolerância e o respeito.
Uma delas, chamada de 'Recreio da Paz' consiste em juntar alunos de 7 a 11 anos com diferentes estaturas, etnias, sexo ou peso por meio de fitas coloridas. São criados vários grupos identificados por cores diferentes que têm de passar o recreio juntos.
"É uma forma de valorizar a amizade e o respeito, e uma maneira mais ampla de combater o que poderia se tornar bullying no futuro. Se o bullying é comportamento, só o ensino de uma nova atitude, de uma nova ética pode ajudar a acabar com ele", diz Laez Barbosa Fonseca, assessor de direção do colégio.
No Maranhão, a ONG Plan desenvolve um projeto chamado "Educar para a paz, aprender sem medo" em oito escolas da rede municipal nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Timbiras e Codó. No total, cerca de 5 mil crianças do ensino fundamental são atendidas.
O trabalho inclui formação de professores, pais e alunos. Há grupos capacitados para multiplicar as informações sobre bullyingpor meio de palestras, fanzines, poesias, músicas e apresentações teatrais. Nas escolas também há caixinhas onde as crianças podem fazer denúncias sobre bullying. Quando eles são identificados, vítima e agressor são chamados para conversar.
"Um consultor que vivencia rotina da escola monta os grupos que chamamos 'de paz'. Acredito que, de modo geral, a temática ainda é nova e os professores precisam se preparar melhor, ler mais", diz Creuziane Corrêa Barros, assistente técnica de programa da Plan.
Do: G1

Nenhum comentário:

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...