domingo, 5 de junho de 2011

Proporção de motos no MA é a maior do Nordeste

Wilson LimaDa equipe de O Estado

Relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) aponta que o Maranhão é o estado brasileiro com a maior proporção de motos em circulação em relação a carros em toda a região nordeste. Em todo o Brasil, o estado tem a segunda maior proporção de motos em relação a automóveis. Aspectos como facilidades no financiamento das motos e os congestionamentos cada vez maiores nas grandes cidades incentivam a uma maior adesão das motos em comparação aos veículos.
Segundo os dados do Denatran referentes ao mês de abril, a quantidade de motos no Maranhão é 52,25% superior à de carros. Ao todo, são 393.465 motos contra 258.424 automóveis em circulação. A frota total de veículos no estado chega a 841.536 unidades. Ou seja, para cada cinco carros nas ruas, existem 10 motos em circulação em todo o Maranhão.
Na região Nordeste, esse percentual é três pontos percentuais a mais que no Piauí e quase 10 vezes mais que a proporção do Ceará, estados onde a população de motos também é maior que a de carros. No Piauí, existem 191.336 carros para 285.380 motos. Elas representam um universo 49,15% superior no Piauí. No Ceará, o número de motos em circulação pelo estado é apenas 6,9% a mais que o de carros. Ao todo, existem no Ceará 741.605 motos para 693.390.
Em todo o Brasil, o estado com a maior proporção de motos em relação a carros é Rondônia. Lá, o número de motos em circulação é 57,8% maior que o de carros. Por lá, existem 251.295 motos para 159.132 carros. Dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, em oito estados circulam mais motos que carros. Além do Maranhão, Piauí, Ceará e Rondônia entram nessa lista Acre, Pará, Roraima e Tocantins. Se forem tomadas as cinco regiões brasileiras, apenas no norte, existe um volume maior de motos em relação a carros. Em todos os estados do norte, existe 1.062.970 motos para 1.053.368 carros. No Sudeste existem quatro carros para cada moto em circulação.
E a tendência, pelos dados do Denatran, é que essa proporção de motos em relação a carros no Maranhão se intensifique. Entre janeiro e abril desse ano, por exemplo, a frota de veículos no estado cresceu, no primeiro quadrimestre desse ano, 4,08%. Foram 31.154 veículos a mais nas ruas de todo o Maranhão.
A elevação da frota de motocicletas foi acima da média geral, 4,9%. Entre janeiro e abril, 18.626 motocicletas a mais foram emplacadas em todo o Maranhão. O número de carros também cresceu, mas em proporção bem menor: 2,8%. No primeiro quadrimestre desse ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) emplacou 7,2 mil carros a mais. Ou seja, a quantidade de motos que entrou em circulação apenas nos quatro primeiros meses desse ano foi 2,5 vezes maior que a quantidade de automóveis.
O técnico de informática Maurício Ribeiro, de 27 anos, comprou seu primeiro veículo automotor há aproximadamente um ano. Ele afirmou que preferiu uma moto pela facilidade de locomoção e também pelo preço do veículo. “Se você colocar a relação custo-benefício, vai perceber que a moto te dá menos despesa que um carro. Eu preciso ir trabalhar diariamente no Centro e gasto cerca de R$ 50 com gasolina por mês. Com um carro, gastaria acho que quatro vezes mais”, disse o técnico.
Comparativo - Os dados do Denatran revelam também que, dos 217 municípios maranhenses, em apenas quatro o número de carros é maior que a quantidade de motos em circulação. Três deles ficam na região metropolitana da Ilha: a capital, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O outro é Primeira Cruz, na região Nordeste do estado. Ou seja, em 98% dos municípios maranhenses existem mais motos que carros em circulação pelas vias.
Em São Luís, pelos dados de abril desse ano, conforme o Denatran, existem 148,8 mil carros para 55,5 mil motos. Uma proporção de 2,6 carros para cada moto em circulação na capital maranhense. Apesar disso, a capital maranhense tem o maior número de motocicletas em circulação. Em São José de Ribamar, o número de carros é praticamente o mesmo de motos. São 6 mil carros para 5 mil motos. Em Paço do Lumiar, conforme dados de abril, são 6,3 mil carros para 3,6 mil motos.
A cidade de Imperatriz tem a maior frota de motocicletas do interior do Maranhão. São 32 mil em circulação, contra um universo de 23 mil carros. Caxias, Timon, Balsas, Bacabal e Codó seguem essa lista das maiores frotas de motos do Maranhão. Em Caxias, existem 17 mil motos; em Timon, 13 mil; em Balsas, 12 mil; e em Codó, 10 mil.
Os dados do Denatran também revelam que, dos 214 municípios nos quais o número de motos é maior que o de carros, em apenas dois essa proporção não é igual ou superior a duas motos para cada carro: Imperatriz e Santa Inês. Nos demais, a proporção de motos em relação a carros é sempre maior que 100%. Existem cidades em que o número de motos é até 60 vezes superior ao de carros nas ruas.
Em Caxias, por exemplo, existem 3,2 motos para cada carro; em Timon, são 2,8 motos para cada automóvel; em Balsas são 3,19 motos para cada carro e, em Bacabal, 3,06 motos para um automóvel. São em cidades menores, entretanto, que são registradas as maiores proporções de motos em relação a carros. A maior proporção de motos em relação a carros existe em Marajá do Sena, cidade a 269 quilômetros de São Luís, próxima a Lago da Pedra, com aproximadamente 10 mil habitantes. Marajá do Sena tem três carros contra 180 motos, uma proporção de um carro para cada 60 motos. Segundo moradores, esse fenômeno pode ser explicado pela dificuldade de acesso na cidade. Em função das chuvas deste início de ano, as pessoas somente conseguem entrar na cidade se for por meio de moto.
Outro exemplo é a pequena Água Doce do Maranhão, cidade no extremo nordeste do estado, distante 245 km de São Luís e com 12 mil habitantes, existem 188 veículos. São apenas seis carros e 144 motos. Um carro para cada 24 motos.
Ainda pelos dados do Denatran, as cidades de Primeira Cruz, Santo Amaro e Paulino Neves são aquelas com o menor número de motos em circulação. Primeira Cruz tem apenas 13 motos e 14 carros de uma frota de 42 veículos. Nas outras, apesar do baixo número de motos, elas estão em uma proporção bem maior que os carros. Em Santo Amaro, são 25 motos para três carros e, em Paulino Neves, 46 motos para cada 11 carros. Já as três cidades com o menor número de carros em circulação são Água Doce do Maranhão, Marajá do Sena e Santo Amaro.
Número de condutores não é compatível
O cruzamento de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam um descompasso entre o número de condutores e a quantidade de veículos que circulam em todo o Estado.
Se a frota do Maranhão chegou a 841 mil veículos, o número de pessoas habilitadas é de 518.083, conforme dados do Detran. A quantidade de veículos é 62% superior ao volume de condutores habilitados em todo o Maranhão. No caso específico de condutores de motocicletas, se a frota chega a 393 mil, o número de condutores não passa de 221,6 mil. Pelos dados do Detran e Denatra, existem 77% mais motocicletas que pessoas habilitadas a conduzi-las em todo o Maranhão. É como se cada condutor fosse responsável por conduzir uma moto e meia em média em todo o Maranhão.
Segundo dados do Detran, as cidades de São Francisco do Maranhão, Água Doce do Maranhão e Benedito Leite têm o menor número de condutores de todo o estado. Em Benedito Leite, existem apenas 13 pessoas habilitadas; em Água Doce, cinco, e em São Francisco, também cinco.
Em Benedito Leite, na divisa com o Piauí, a frota de veículos chega a 96. Uma média de um habilitado para cada sete veículos; em Água Doce, essa proporção é de 37 veículos para cada habilitado; em São Francisco do Maranhão, de 23,2 veículos para cada habilitado.

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