quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vascão, Campeão da Copa do Brasil 2011

Eder Luis gol Vasco x Coritiba (Foto: Ag. Estado)Ontem quando me desloquei ao Abrigo Central de Chapadinha, tinha certesa que os oito anos, dois meses e 18 dias de espera por um titulo do futebol brasileiro iria chegar ao fim. O Vascão volta a ficar no topo do futebol brasileiro e é o primeiro a assegurar vaga na Taça Libertadores de 2012.

 A nossa ultima conquista foi o campeonato carioca em março de 2003 em competições no grupo de elite. Tão logo o árbitro Sálvio Spinola ergueu os braços no lotado Couto Pereira, na gélida noite desta quarta-feira, depois de sofrimento intenso nos 90 minutos, a imensa torcida cruz-maltina era "bem feliz, norte e sul, norte e sul deste país", conforme o hino do genial Lamartine Babo. O frio de 10 graus no palco da decisão já não importava mais: o calor da festa aqueceu dentro e fora do estádio. A Copa do Brasil 2011 tem como dono, pela primeira vez, clube cujo nome é de navegante português, mas que marca a fase do atual Trem-Bala. Num jogo sensacional, nunca uma derrota foi tão comemorada: os 3 a 2 sofridos diante do Coritiba, que como o Vasco se refez após o inferno de um ano pela Série B, repete uma sina de conquistas longe de São Januário que começou com o Expresso da Vitória, em 1948.
coritiba x vasco comemoração (Foto: André Durão/Globoesporte.com) (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Mas o que mais me surpreendeu foi que ao chegar no Abrigo Central, haviam alguns torcedores uniformizados de um outro time que não vale a pena citar o nome, que estava torcendo pelo Coritiba com se fosse o seu time do coração, quanta Dor de Cotovelo, mas vamos falar da nossa conquista, Dessa o que tornou mais emocionante foi a conquista  fora de casa, é tão ou mais perigosa do que em seu domínios. Alecsandro e Eder Luis escrevem o nome na sala de troféus do clube com os gols marcados - Bill, Davi e Willian fizeram os da vitória do Coxa - e o garantem de volta à Libertadores em 2012 pelo critério de desempate de gols marcados fora.

Foi uma emoção indescritivel vibração  intensas. O Coritiba pressionava muito, ainda que mais no coração do que na estratégia. Já fora de campo, substituídos, Felipe e Diego Souza rezavam encolhidos, como autênticos torcedores, juntando-se aos quatro mil vascaínos no estádio que explodiram de alegria. O técnico Ricardo Gomes, um dos responsáveis pela recuperação da equipe no início da temporada, se sentia, enfim, recompensado. Roberto Dinamite, ídolo agora presidente, falava do seu primeiro título na nova função. Fernando Prass, goleiro que sofreu a pressão e capitão da equipe, levantava a taça, antes da volta olímpica consagradora, que teve um lado triste: vândalos da torcida do Coritiba atiraram pilhas e uma xícara nos jogadores, que não chegaram a se machucar.
Nada disso, porém, apagou a noite iluminada do Vasco. Agora, é só pensar em festa. Sábado à noite, contra o Figueirense, pela quarta rodada pelo Brasileiro, o time reencontra a torcida e Juninho Pernambucano, que será apresentado em grande estilo.
Diante da torcida do Coritiba que fazia  a sua parte para tentar pôr fim à impetuosidade do Trem-Bala. Lotou o Couto Pereira, apoiou o time. Em campo, o curioso é que os coxas preferiram entrar com o uniforme número dois, com listras verdes e brancas mais largas. Superstições à parte, o técnico Marcelo Oliveira surpreendeu ao escalar três volantes no meio-campo e apenas um atacante. Sem Anderson Aquino, o craque da companhia - suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido na derrota no Rio, no primeiro jogo, por 1 a 0 -, ele optou pelo marcador Marcos Paulo. A intenção era povoar o meio-campo, ter a posse de bola, evitar um gol do Vasco no início - que certamente desanimaria, e muito, a equipe no restante da partida.
Anderson Martins Vasco x Coritiba (Foto: André Durão / Globoesporte.com) (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 quanta felicidade da imensa torcida Vascaina que comemoraram como loucos e deixaram estravazar, ao termino do jogo um grande numero de Torcedores deslocaram-se até a praça Matriz e praça do povo para comemorar essa grande conquista. Hoje começo o meu meu muito feliz, graças ao meu VASCÃOOOOOOOOOOOO, comemore torcida Vascaina pois ja estamos na Libertadores, agora é só esperar pois vamos conquistar tudo, parabe´ns torcida Vascaina, olha o Trem Bala da Colina, Há não vale inventar desculpas cambada de agorentos ou seriam torcedores do Coritiba, dormiram triste foi.
 
 

Nenhum comentário:

Em Chapadinha, Populares saqueam carga de bovinos do caminhão que foi sequestrado ontem por assaltantes

Na manhã de hoje (26), várias pessoas começaram a saquear parte da carga de bovinos que estava sendo transportado em um caminhão que tombou ...