terça-feira, 2 de agosto de 2011

Chapadinha em plena expansão e explosão demográfica

Nos últimos anos a cidade de Chapadinha vem acontecendo uma grande explosão demografica, também um enorme crescimento do comercio local. O aumento brusco da população leva a um aumento também brusco do território ocupado, e tem alguns efeitos ambientais e econômico-sociais catastróficos, daí a comparação com uma explosão.
Como a area rural de Chapadinha está na sua grande maioria nas mãos dos grandes produtores de soja, fazendeiros, e agora uma enorme plantação de eucalipto está acontecendo em nossa região, o exodo rural está ac ontecndo de uma for acentuada, ou seja, sem espaço no campo o sertanejo está sendo obrigado a migrar para a cidade, que ainda não definiu nenhum plano de zoneamento urbana, e como nas grandes cidades as favelas já estão acontecendo por aqui.
Antes da Era Contemporânea, não era comum a contagem populacional, mas os pesquisadores sabem com relativa certeza que houve algumas explosões demográficas em certos pontos do globo: e por aqui não foi diferente, essa grande revolução agricola acontecida em nossa região, com a introdução de novas técnicas agrícolas que sustentaram o revigoramento do comércio e das cidades. Tem tirado o sertanejo de seu habitat.
Todas estas mudanças estão relacionadas ao aumento da produtividade agrícola, e portanto à maior oferta de alimentos. É bem sabido que o ser humano, quando bem alimentado, tem o sistema imunológico fortalecido, resistindo melhor a doenças e vivendo por mais tempo. Como a taxa de natalidade, regida por outros fatores, se mantém estável, o resultado é o aumento do número de seres humanos vivos.
O Comércio em nossa cidade tem se tornado o maior de todo o Baixo Parnaiba, grandes redes atacadistas e varejistas se instalando por aqui, a oferta de empregos em Chapadinha tem aumentado e um dos grandes responsaveis por isso é a construção civil, já que para se conseguir mão de obra destes profissionais está dificil, a grande maioria estão trabalhando em grandes obras,  o que é bom para a nossa comunidade.
Está faltando as autoridades públicas acompanharem a esse desenvolvimento, falta insvestimento na nossa saude, educação, saneamento básico e infra estrutura, por que não é justo tudo isso que está acontecendo ser sufocado por falta de comprimissos de alguns.

Nenhum comentário:

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...