segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Chapadinha já tem viloencia de cidade grande.

Agora pouco li em um blog de nossas cidades que mais um comercio de nossa cidade foi assaltado, e que os bandidos usados metodos operandis das grandes metropoles, isso implica dizer que a violencia das grandes cidades já chegou na boa e velha chapada das mulatas, o que é muito ruim para nós que moramos e amamos esta cidade.

A violência urbana é um dos maiores problemas que, hoje em dia, atinge não só o Rio de Janeiro, São Paulo, e outras grandes cidades brasileiras. Trata-se, além disso, de uma situação que acontece igualmente em nível mundial. O recente documentário de Michael Moore, “Tiros em Columbine”, com a enorme repercussão que teve, respalda essa convicção. No entanto, apesar da gravidade do problema, sente-se que faltam luzes, perspectivas, no seu enfrentamento e, sobretudo, idéias que tenham uma dimensão prática, concreta, que possam ser traduzidas em ações concretas.

O Brasil tem uma memória na qual se encontra a temática dos direitos humanos, seus valores, operadores, e seus militantes formados em confronto com os teóricos, valores e operadores da segurança. A memória do tempo da Ditadura Militar coloca a militância dos direitos humanos em confronto com a da segurança pública, trocando acusações entre si, trocando, às vezes, até cadáveres.

Há uma forte dicotomia entre essas duas tradições: a dos direitos humanos e a da segurança pública, a ponto de o tema direitos humanos no Brasil com freqüência ser associado, na opinião pública, a um discurso que ignora o problema da segurança e defende os bandidos e criminosos, sob alegação de motivos ideológicos. E infelizmente a nossa querida Chapadinha já está sendo refém desse tipo de violencias.

Ontem a noite quando estava sentado em um banco em frente a minha casa, observei como o trânsito de Chapadinha está louco, um monte de jovens e crianças andando de moto, feito loucos, as pessoas passavam em seus carros com uma velocidade bastante elevada para vias urbanas, hoje pela manhã quando cheguei no trabalho, vi pelos boletins de ocorrencias o quanto ouve de alterações neste final de semana em nossa cidade, e o que me deixa com mais medo e a qualquer hora, podemos ser mais uma vitima dessa loucura.

Nenhum comentário:

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...