quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lobão diz que modicidade tarifária vai garantir energia mais barata

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (17) que mesmo se o governo decidir renovar as concessões do setor elétrico, que vencem a partir de 2015, haverá regras que obriguem as atuais concessionárias a oferecer energia mais barata para os consumidores. Lobão esteve reunido com senadores da Comissão de Infraestrutura do Senado e prometeu comparecer ao Congresso Nacional para debater o assunto na próxima quinta-feira (25).
Segundo o ministro, a decisão da presidenta Dilma Rousseff sobre a renovação das concessões deve ser divulgada dentro de um ou dois meses. “Nós defendemos o princípio da modicidade tarifária, e ele será atendido de um modo ou de outro, na mesma dimensão. A lei vai estabelecer as regras para a prorrogação das concessões e a modicidade tarifária é o princípio básico”.
A partir de 2015 começam a vencer as concessões de diversas usinas hidrelétricas, termelétricas, linhas de transmissão e distribuidoras de energia. O governo pode alterar a legislação atual e renovar as concessões ou fazer novos leilões, como prevê a Lei 9.074, de 1995, que determina que, depois do término da concessão, os empreendimentos são devolvidos para a União.
Para o ministro, não há urgência para debater a renovação das concessões, já que existe uma legislação que trata do assunto. “Essas concessões vão começar a vencer no próximo governo e nós estamos no início deste governo, portanto não há tanta pressa assim. Tem uma lei regulando a matéria, se não fizermos nada, já tem uma disposição legal”.
A reunião da próxima semana vai tratar também da distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal. O encontro será promovido pelas comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, 114 usinas hidrelétricas terão suas licenças expiradas a partir de 2015, sendo que 67 só no primeiro ano. Os empreendimentos somam 30,7 mil megawatts de potência. Além das hidrelétricas, oito usinas térmicas terão suas concessões vencidas a partir de 2015, somando mais de 2 mil megawatts de potência.
Das 63 concessionárias de distribuição de energia elétrica do país, 41 terão suas licenças vencendo entre 2015 e 2016. Nove concessões de serviço público de transmissão de energia, que somam cerca de 70 mil quilômetros, vencem em 2015 e não podem mais ser prorrogadas.



Nenhum comentário:

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...