terça-feira, 13 de março de 2012

A agressividade nas redes sociais

Por um bom periodo de minha fui proprietario de uma Lan House, e para meu espante em nossa cidade de Chapadinha abriu em cada esquina uma loja do genero, foi neste periodo que conheci a onda do momento as rede sociais. Na teoria, as redes sociais disponibilizadas pela internet são ferramentas interessantíssimas. Poder debater sobre diversos assuntos, compartilhar informações ou simplesmente trocar ideias descompromissadas com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo são coisas que se contadas há poucas décadas, deixariam animados os q gostam de se comunicar.

Porém, pelo menos entre nós brasileiros, mas principalmente na cidade de Chapadinha, essas ferramentas sociais ao invés de servirem como um eficiente meio de comunicação, são cada vez mais usadas para todo tipo de agressão virtual q se tenha ideia. Um mar de insultos, provocações, ameaças, zombações e banditismo.

Os mais ingênuos podem sentenciar: "Ah, isso é coisa de meia-dúzia de mal-educados da vida real que refletem na internet o que são no dia a dia ." Se fosse simples assim, bastariam alguns bans, bloqueios ou simplesmente o bom e velho ignore e pronto, mas a verdade é que o número de pessoas que são tornam delinquentes verbais no mundo virtual é gigantesco e a maioria absoluta é bem mais polida quando estão longe de um pc. Pessoas de diferentes faixas etárias, grau de instrução estado de espírito se nivelam por baixo, muito baixo.

Das chamadas redes sociais, considero o orkut como a mais interessante (apesar de ñ estar mais na moda, a onda agora é facebook ou twitter), isso pq, além de todos os serviços q outras redes oferecem, ele tem comunidades sobre tds os assuntos possíveis para q pessoas q tenham algo em comum, conversem sobre o q lhes interessa.

No começo do orkut, participei ativamente desta comunidade, após algum tempo, uma amiga minha me convidou-me para ser um dos moderadores. Depois de um começo agradável, com muita troca de experiências, os debates foram se tornando acalorados, logo, alguns"colegas" que não conseguiam defender seu ponto de vista de maneira equilibrada, começaram a partir para ofensas desnecessárias e também para o uso do fake, verdadeiros exércitos de perfis falsos, ofendendo a honra, zombando, ameaçando e até invadindo a vida pessoal do seu desafeto. Hoje a  nova é o facebook com as suas comunidades, e a bola da vez são os ataques aos Politicos chapadinhenses, Insultos, ofensas, e até mesmo ameaça, através dos foruns de discursões.
 
A Internet nao transforma ninguem. Nao transforma ninguem em gente ma' nem em gente boa. A Internet apenas amplia a possibilidade de mais pessoas expressarem o que tem dentro delas. Torna apenas mais visivel o que antes ficava escondido. Como ficava escondido, muitos pensavam que nao existia. A bocalidade ficava oculta e a gente pensava que havia menos gente bocal. Estamos apenas descobrindo o tamanho que a bocalidade sempre teve, antes ou depois da Internet. É uma pena que isso esteja contecendo e que a politica partidária de chapadinha possa ser definida através desta redes sociais.

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...