terça-feira, 6 de março de 2012

Por que o trânsito no Brasil é tão violento? e o que fazer para diminuir os índices de mortes?

Ontem aconteceu mais uma morte no Trânsito de Chapadinha, dai a pergunta, por que o Trânsito no Brasil é tão violento? O trânsito do Brasil, anualmente, mata mais do que todas as guerras no mundo. Apenas no ano passado foram 40,000 mortes e milhares de mutilados. A guerra do trânsito mata mais que os todo o conjunto de crimes. Os acidentes causam mais danos ao patrimônio que os furtos e roubos. Por que existe tanta violência no nosso trânsito e o que fazer para diminuir?

Não é de agora que o trânsito no Brasil é violento. Não é necessário andar muito pelas nossas cidades para que em questão de minutos flagrarmos inúmeras infrações no trânsito, na cidade de Chapadinha, basta sair de dentro de sua casa e observar. Quando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entrou em vigência, as pessoas se alvoroçaram com medo dos altos valores das multas, da pontuação na CNH, dos crimes de trânsito, mas não demorou para que as coisas voltassem ao que era antes. Apenas a repressão não garante um trânsito seguro.


As ações para melhoria do trânsito devem ser desenvolvidas através do trinômio: Fiscalização/ Engenharia de Tráfego/ Educação. Devem existir além da fiscalização, pesados investimentos em engenharia de tráfego, mas as pessoas também devem fazer a parte delas. Quantas pessoas que estão lendo este texto nesse momento cometeram e continuam cometendo infrações de trânsito pela cidade de Chapadinha, ora quando motorista, ora quando pedestre. O mesmo condutor que reclama da imprudência dos pedestres também é imprudente enquanto motorista e vice-versa. Agora, não são apenas campanhas de conscientização que vão diminuir as mortes no trânsito Chapadinhense. Quem é que não sabe que não pode estacionar sobre a calçada ou que é imprudente desenvolver altas velocidades ou que não se deve atravessar a rua fora da faixa de pedestres? Todos sabem, todos são conscientes. Mas vejamos o que acontece nos semaforos de Chapadinha, quase ninguem obedeçe.

Hábitos de respeitar as regras de trânsito, segundo alguns estudiosos no assunto, não nascem por decretos, por simples leis ou por pesadas multas. Emergem da consciência pessoal e coletiva, de personalidades bem formadas, da responsabilidade das ações do Estado e municipios, dos meios de comunicação e de ações da comunidade.


Só vão ocorrer menos mortes no trânsito de Chapadinha quando executarmos ações que terão resultados futuros (a médio e longo prazo). E isso requer fortes investimentos em educação para o trânsito. No entanto, não podemos trabalhar a educação de maneira superficial baseada apenas na informação. Todos são informados do que é certo e do que é errado. Isso é formado com a personalidade do individuo.  

O ideal é que a educação para o trânsito tenha como o objetivo a formação integral do educando, que contribua para a formação de bons cidadãos, conscientes de seus direitos e de seus deveres capazes de desenvolver a cidadania ativa e crítica, para se tornarem membros de uma a sociedade solidária e democrática. Para isso as aulas de educação para o trânsito devem promover a construção de conhecimentos, de destrezas, de atitudes, de normas, e de valores necessários para formar bons cidadãos que conseqüentemente serão bons motoristas e bons pedestres.



Eu, você temos que fazer a nossa parte em todos os sentidos, não é apenas ficar reclamando, ou ignorar certas atrocidades que ocorrem na cidade de Chapadinha, crianças pilotando motos com seu pai ou mãe na garupa, menores trafegando em veiculos carregando seus familiares ou fazendo alguma tarefa desginado pelo pai ou mãe, achar que acidentes vão ocorrer com outras pessoas, e nunca conosco. Temos que mudar de atitudes, para que não sejamos mais um numero nesta estatistica louca.

Nenhum comentário:

Por questões médicas, ministro Flávio Dino adia participação em Aula Magna da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adiou a Aula Magna com o ministro Flávio Dino, do Superior Tribunal Federal (STF), que estava ma...