quarta-feira, 18 de abril de 2012

A falência do esporte em Chapadinha

Chapadinha sempre uma cidade com uma vocação esportiva, lembro com muitas saudades que a nossa cidade foi uma grande praça esportiva, várias modalidades esportivas eram praticadas por estas bandas, e fico triste em ver que a cidade aumento de tamanho populacional e diminuiu a prática esportiva. Paralelo a isso a marginalidade aumento em mais de 800%, usuarios de drogas aumentaram assustadoramente, dentre outros delitos.

Nas salas de aula, nas quadras, nos seminários, encontros e debates, o esporte está sempre na pauta das discussões. Sejam essas de cunho informal, como a que observamos nos comentários e análises dos torcedores brasileiros após um intenso final de semana esportivo; ou revestido de um caráter mais formal, onde as análises são mais aprofundadas, com o intuito de entender determinado fato esportivo ou o seu influxo no dia a dia. Nessas discussões, geralmente, o tema "esporte" gira em torno de questões, como:
- O esporte é o ópio do povo?
- O esporte é capaz de promover, naquele que o pratica, uma certa consciência crítica, ou ele, por si só, da forma como se encontra estruturado, é um elemento a mais a forjar indivíduos aptos a exercerem os seus papéis frente ao nosso sistema econômico?
- A quem serve o esporte?
- É o esporte um instrumento de transformação ou de dominação?

Todas essas e outras indagações permeiam atualmente as discussões sobre o esporte entre aqueles que estão preocupados com o rumo do mesmo na cidade de Chapadinha, e principalmente no interior das escolas Chapadinhenses - sejam elas públicas ou privadas.

Cabe explicitar que, este artigo, não tem a intenção de responder a todas essas perguntas e, tampouco, esgotar as questões supra-citadas mas, apenas, evidenciar alguns elementos, no intuito de contribuir para as discussões pertinentes ao esporte, bem como propor alguns conteúdos temáticos, no sentido de redimensionar a nossa práxis, levantando algumas considerações a respeito da nossa ação no contexto como sociedade.

Os esportitas estão orfãos por falta de prática esportivas, quantas saudades daqueles campeonatos de futebol que tinham a participação de grandes times: Real Brasil, Tiradentes, Nacional, Bom Jesus, Sport, Atalanta, cantareira, Guarani, Boa Vontade, Associação da Boa Vista, Santa Cruz, América, Curitiba dentre outros, o Voley que tinha os Clubes Jupec, BVVC, Tnt Dinanmite, AJVC e Radical, Artes marciais eram bastante praticadas principalmente o Karaté com os Professores Neneu, Mathias, Josealdo, e hoje eu fico triste em ver que nada disso mais existe em nossa cidade.

A falencia do futebol deu-se principalmente com a criação do Chapadinha Futebol Clube, que depois de muito investimento, sucumbiu e só conseguiu colocar o nome de Chapadinha com o vexame protagonizado diante do Viana, Este é um ano de eleições, dai eu pergunto quando vão terminar a construção do ginásio de chapadinha, um Elefante branco com duas decadas de construção, e nunca terminado, onde estão os nossos governantes.

Gostaria de saber de nosso representante na assembleia legislativa do Maranhão, a nossa prefeita o que está sendo feito para que este ginásio seja entregue a população de nossa cidade, por que o Ministério público de Chapadinha ainda não interveio nesta situação, até quando esta cidade vai ficar sem locais para a prática esportiva, será que o esporte de Chapadinha está realmente falido? 

Nenhum comentário:

Fim dos Tempos: Filho mata mãe a facadas e decepou a mão dela pra sacar dinheiro em Agência Bancária

Suspeito passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Homem foi detido n...