sexta-feira, 13 de abril de 2012

Inversão de valores

 Por Carlos Henrique Marques - Médico Veterinário e Cidadão Chapadinhense
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa, falecido em 1923, e que proferiu em 1920, na sua famosa “oração aos moços”, a frase acima transcrita, continua sendo um homem do nosso tempo. Republicano de primeira linha, homem culto e preparado, político da melhor estirpe, reconhecido internacionalmente, enfim, um brasileiro extraordinário, apesar de ter sido um brilhante senador da república além de outros elevados cargos exercidos, não conseguiu chegar à Presidência da República. Na apuração dos votos, ficou em quarto lugar.

Pois bem, inspirado no pensamento de Rui e indignado há muito, com as noticias diárias, dando conta de atos de corrupção, praticados em todas as esferas do poder e em todos os níveis da administração pública, e, também, muitas vezes desanimado diante do triunfo das impunidades e o fracasso das virtudes, resolvi produzir, despretensiosamente, este comentário, muito mais um desabafo que me atrevo a fazer, com o desejo de mais do que criticar, lamentar a situação de nosso país, do nosso estado e do nosso município, em tudo parecida com aquela que inspirou o grande pensador, nos idos da primeira metade do século passado.

Percebo, para a minha tristeza e indignação, que predomina na sociedade e na administração da coisa pública, a “inversão de valores”.

Os valores materiais prevalecem em detrimento dos valores morais e familiares. Os que possuem fortunas são os melhores, não interessa a desonestidade, a sonegação fiscal dentre outros vícios. Nada importa se quem não possui patrimônio material, mas é abundante na ética, por exemplo, participe ou seja concorrente nas mesmas atividades daqueles que são desprovidos de tal valor(ÉTICA),estes sempre levam desvantagens contra os afortunados.

Na família, o respeito aos pais confunde-se com a modernidade da educação dos filhos, tudo vale em nome dos novos conceitos sobre a relação entre pais e filhos, especialmente porque quem dita as regras dessa relação é a televisão, com suas novelas, a ensinarem a traição, o desrespeito,sexualidade antes do tempo,a corrupção, a cobiça e tantas outras mazelas que estão destruindo os valores familiares.

Na educação escolar, alunos não respeitam professores, não respeitam a integridade física dos seus colegas e daqueles de quem deviam aproveitar o conhecimento e a cultura.

Na política, sobressaem-se aqueles que por desconhecerem o quanto vale a dignidade alheia, não se envergonham em buscar a conquista do voto comprando ou trocando os votos, por dinheiro ou outros bens materiais, ou o que é pior, exercitando o poder da máquina administrativa com a oferta de cargos e de outras vantagens. Esquecem-se os usurpadores da vontade popular que, quem compra o voto humilha e quem o vende se humilha.

Nas atividades profissionais, é comum ver-se os apadrinhados ocupando cargos para os quais não tem nenhuma capacidade de exercer, mas que pela força do padrinho político ali estão. Pouco importa se o desempenho do órgão é bom ou ruim.

Enfim, MOCINHO VIROU BANDIDO E BANDIDO VIROU MOCINHO ou o RÉU VIROU VÍTIMA E A VÍTIMA VIROU RÉU, a inversão de valores é desprezível, mas chega a ser palpável, dela ninguém escapa. Não interessa aqui, ventilar que sempre foi assim tal afirmação, mas é verdade que tal realidade não pode eternizar-se, alguém ou nós todos que não a aprovamos, precisamos combatê-la, para o bem da própria humanidade. Não se esqueçam que, Governador, Juiz, Desembargador, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores e muitas outras DITAS AUTORIDADES já foram PRESOS. A coisa esta MUDANDO abram os OLHOS AUTORIDADES.

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...