quinta-feira, 26 de julho de 2012

A escalada da violência em Chapadinha

Os índices de criminalidade após o fim período da ditadura no Brasil só tem aumentado e assustadoramente. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e muitas outras, são reféns da criminalidade. Crianças são recrutadas como soldados para defender o tráfico de drogas e a praticarem assaltos e outros delitos e nas comunidades carentes e mais pobres a perspectiva de vida não passa dos 18 anos. Infelizmente nós ja somos vitima desta terrível realidade.

A cidade de Chapadinha tem crescido de forma extraordinária, e em consequencia tudo vem aumentando, inclusive a violência nesta cidade cresceu de forma assustadora, Homicidios, Tráfico de drogas, Assaltos, Roubos e principalmente violência no trânsito, é assustador o numero de pessoas que tiveram suas vidas ceifadas por causa do trânsito chapadinhense.

Enquanto a escalada da violência só tem aumentado nesta cidade, a quantidade de profissionais de segurança tem diminuido, em conversa com o Comandante da 4ª Companhia PM Independente o Major Edvaldo Mesquita, que é responsavel por 17 municipios, o mesmo me relatou suas dificuldades no tocante a material humano, todos os anos Policiais Militares estão se aposentando, e diminuindo o quantitativo da Unidade, pra se ter uma ideia o ultimo concurso feito para ingresso na Policia Militar do Maranhão foi realizado no ano de 2006.

O tráfico de drogas em Chapadinha vem contribuindo em grande parte para esta onda de violência, as forças policiais de nosso municipio tem combatido com mão de ferro, mais não tem sido suficiente para coibir esta prática delituosa.  O numero de usuários de substancias entorpecentes é assustador na cidade de Chapadinha, e em sua grande maioria são dependentes do Crack.

Penso que para combater a ascensão do crime e abortar sua organização a nível nacional, alguns quesitos da legislação brasileira podem ser repensados, como a criação de uma única corporação policial, a questão da proteção a menores infratores, que sinceramente é uma brincadeira, que poderiam ser julgados independentes da idade, o mapeamento de áreas de risco, com inserções policiais constantes ou a criação de comandos dentro das próprias comunidades, com aval do poder jurídico, através de mandatos de busca e apreensão coletivos e combate a corrupção, sem a interferência de pessoas poderosas que lucram com a criminalidade, que estão mais interessados em política e dinheiro fácil.

O povo de Chapadinha já não aguenta tamanha violência, e espera uma solução por parte de suas autoridades, há uma grande calmor na população por soluções a este problema, chega de tanta violência, não podemos continuar refem desta loucura. 

Influencer acusada de estelionato no Piauí é presa com caminhonete roubada em Açailândia

Letice Maria Sousa Colasso já havia sido presa pela Polícia Civil do Piauí por estelionato Letice Maria Sousa Colasso, uma influeciadora que...