sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Maranhão Basquete fará estreia na LBF em janeiro


Foto: Douglas Júnior / O Estado

Prevista para começar em dezembro, a terceira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) terá sua estreia somente no próximo dia 19 de janeiro. A partida de abertura será entre o estreante Sport Recife e o Americana, atual campeão da LBF, que se enfrentarão em Recife. O anúncio da primeira rodada da competição foi feito nesta quinta-feira (13).
O Maranhão Basquete, em sua segunda participação na competição, fará sua primeira partida no dia 27 de janeiro. A estreia será em São Luís, diante da torcida, e justamente no clássico nordestino da LBF, contra o Sport Recife. A partida terá transmissão do canal pago Sportv.

Sucesso de público
Na primeira temporada na Liga de Basquete Feminino, o grande destaque do Maranhão Basquete foi a torcida, que lotou os confrontos da equipe no ginásio Castelinho. Dentro de quadra, a maranhense Iziane Marques foi o grande nome do time maranhense, tendo média de 26,8 pontos por jogo, a melhor do campeonato. O Maranhão Basquete terminou a primeira fase com seis vitórias em 16 jogos e se classificou para os playoffs, sendo eliminado logo depois pela equipe de Catanduva, após uma série de três jogos.
Para a temporada de 2013, já estão confirmadas três atletas no elenco: além de Iziane, a ala Renatinha Oliveira renovou contrato para a próxima temporada. O primeiro reforço confirmado foi a pivô Kelly Santos, de 32 anos, que defendeu a equipe de Ourinhos na última temporada. Outra possível contratação da equipe maranhense é a armadora norte-americana Veronica Hicks, que estava jogando no basquete da Romênia.

O regulamento
Com duas equipes a menos em relação à 2012 (saíram Basquete Clube, São Caetano, Blumenau e Catanduva e entraram Sport Recife e Guarulhos), não haverá mais a eliminação de uma equipe na fase classificatória, que servirá apenas para definir o mando de campo nos playoffs, sendo que as equipes de melhor campanha farão as partidas decisivas em casa.
A equipe de melhor campanha na primeira fase se classifica de forma direta para as semifinais da LBF, enquanto as equipes colocadas entre 2º e 7º lugar disputarão as quartas de final. Os confrontos, assim como na última edição, serão decididos na série melhor de três.

Equipes participantes da LBF 2013
Americana (Americana-SP / campeão em 2012)
Ourinhos (Ourinhos-SP / vice-campeão em 2012)
Santo André (Santo André-SP / 4° colocado em 2012)
São José (São José dos Campos-SP / 5º colocado em 2012)
Maranhão Basquete (São Luís-MA / 6º colocado em 2012)
Guarulhos (Guarulhos-SP / estreante)
Sport Recife (Recife-PE / estreante)
 
Do: Imirante.com

Preso homem que matou mulher a tiros em Itapecuru-Mirim

Os policiais militares do 28º BPM efetuaram a prisão em flagrante delito do indivíduo identificado como Vitor Manuel, acusado de assassinar ...