segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aluisio Mendes fala sobre aumento da violência no MA

O secretário de Segurança Pública do Estado, Aluisio Mendes, em entrevista à rádio Mirante AM, falou sobre o aumento do número de assassinatos nos últimos dias no Maranhão.

Segundo o secretário, o aumento da violência fugiu da normalidade e, por conta disso, decidiu se reunir com os comandantes das polícias em São Luís, para elaborar um plano de trabalho no sentido de minimizar os índices de criminalidade. Só neste fim de semana teve cerca de 20 assassinatos no Estado.

“Nós convocamos todos os que trabalham na segurança para uma rápida intervenção, precisamos dar uma resposta a isso. Nesta reunião, traçamos uma estratégia conjunta para voltarmos a dar tranquilidade para a população, faremos monitoramentos diariamente”, garantiu Aluisio Mendes.
O secretário afirmou ainda que, até o momento, não há intenção de fazer mudanças na sua equipe de trabalho, mas caso as estratégias estabelecidas para melhorar a segurança no Estado sejam descumpridas, poderá haver algumas modificações.

Falta de policiamento
O secretário admitiu haver poucos policiais no Maranhão. Segundo ele, o Estado é o que tem o pior efetivo policial. A situação se dá devido aos problemas na execução de concursos públicos. “Nós temos, de fato, um baixo efetivo policial, não podemos negar isso. Há uma falta de concursos regulares, nós temos cobrado celeridade nos concursos para a Segurança, para que possamos melhorar esse efetivo”, disse o secretário.

Apesar do problema, o secretário afirmou que não se pode justificar o aumento da violência apenas por conta desse deficit policial. Aluísio afirmou que há outros fatores contribuindo com o aumento da criminalidade. “Alguma coisa está acontecendo, tivemos muitos crimes e isso pode ser uma consequência do aumento do tráfico de drogas. O tráfico tem aumentado a violência, temos que combater os ‘soldados do tráfico’, que tem tirado a vida de muitas pessoas”, explicou o secretário.

Aluísio disse que sua equipe está preparada para identificar as causas do aumento indiscriminado da violência no Maranhão, e vai fazer todo o esforço possível para minimizar esse problema.

Do Imirante

Jovem sofre tentativa de latrocínio e teve sua moto roubada em Chapadinha

Por volta do meio dia de ontem (27), o menor N R de S S, 17 anos de idade sofreu uma Tentativa de latrocínio, o crime ocorre na  Rua n° 29 d...