terça-feira, 2 de julho de 2013

A violência das Grandes cidades, agora presente em Chapadinha

O ano de 2013 tem se destacado aqui em Chapadinha com o aumento da violência, já são mais de 10 (dez) assassinatos, coisa que outrora não acontecia, era raro acontecer um homicídio por ano em Chapadinha e este ano disparou.Além de roubos, furtos, e assaltos a mão armada, fatos estes que ocorrem a qualquer hora do dia.

A violência não é uma prerrogativa existente somente em um determinado estado brasileiro, ou fruto dos grandes aglomerados urbanos e de divergências ou desequilíbrios econômico-sociais. A violência também não é pressuposto de certos países. A violência não está apenas nos programas de televisão ou nos filmes policiais. Infelizmente estamos sentindo isso na pele, de uma cidade ordeira e pacata Chapadinha passa uma sensação de medo para os seus moradores.


A violência afeta o equilíbrio emocional das pessoas, e, por conseguinte, afeta todo o Ser. A violência muda hábitos até mesmo os mais arraigados. De repente, passamos a não mais querer conversar com os amigos nas portas de nossas casas, ou dentro dos carros nas ruas. Também de repente, passamos a não mais querer sair de noite. Em seu surto máximo, a neurose contra a violência chega ao ponto da instalação de grades e alarmes em volta da casa toda, o que se pode ver em toda a cidade de Chapadinha.

Pesquisando na rede mundial de computadores, descobri o que vem a ser a violência? É antes de tudo uma ação despropositada e arbitrária, que uma pessoa comete contra outras pessoas ou contra bens de terceiros, motivada por um desequilíbrio de ordem emocional, financeira, psíquica, etc., ou então, fruto de um momento presente, quase sempre causado por uma forte motivação ou compulsão. Existem os que tem compulsividade patológica pela violência. São os violentos sob a ação de drogas, inclusive de álcool. Outros, pela motivação de sua turma de "amigos", a conhecida pressão do grupo social. 

Do arrombador de residências, que muitas vezes procura obter, ilicitamente, algo para trocar por drogas nas ruas ou pelo simples prazer de se apropriar de algo que não é seu. Nessa segunda hipótese podemos classificar o ladrão de bicicletas ou de tênis;

Do torcedor insatisfeito com o desempenho do seu time de futebol, que à saída do estádio, e motivado por seus companheiros, resolve provocar depredações no patrimônio de terceiros ou agressões a outros torcedores, tentando se vingar do mal resultado do seu time;

Dos vândalos de ocasião, que depredam bancos de rua ou praças, ou luminárias de ruas, tentando descarregar a sua raiva incontida pelas circunstâncias; · Dos brigões no colégio ou nas ruas, quase sempre em disputa pela liderança de um grupo;

O que é comum em todas essas formas de violência é a existência de uma motivação. Uns motivam-se pelo uso de drogas, outros pela necessidade financeira, que aqui denominamos de "ladrão de galinhas", outros pela satisfação de seu ego doentio, outros, como diria a minha avó, pela "safadeza" mesmo. Sempre haverá uma motivação que justifique a violência. A cidade de Chapadinha não suporta mais, alguma coisa tem que ser feita.

O que podemos fazer para eliminar a violência de nossa cidade de Chapadinha? Em princípio, não se pode eliminar completamente a violência de nosso meio, porque sempre poderão existir os casos de desequilíbrio emocional ou psíquico. Contudo, poderemos reduzi-la a níveis aceitáveis, se é que se pode considerar a violência aceitável. E como poderá ser isso? Através de um amplo e moderno programa que abranja a toda a população, mais principalmente a nossa juventude, que está refém desta loucura, não da mais para ficar do jeito que está.

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...