sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

2013, o ano do Mensalão e da espionagem


Realmente, o ano de 2013 está chegando ao fim e não pode ser acusado de não ter sido um ano cheio de atividade para quem gosta de acompanhar política – tanto no âmbito nacional como no internacional.


Em termos de cenário brasileiro, nada superou a condenação dos chamados mensaleiros. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, passou de um exemplo da igualdade racial proclamada por Lula para um verdadeiro heroi entre os que pregam a moralidade no país e um traidor para os petistas por ter condenado alguns de seus líderes com base em evidências e não em fatos incontestáveis.
Agora Lula, aquele que “nada sabia”, está chamando os mensaleiros petistas de “guerreiros”. Como salientei em outra coluna, só os petistas mensaleiros são guerreiros, e os outros envolvidos no Mensalão não são? Por que eles são diferentres dos demais se todos estão no mesmo processo?
Além do mais, indicação de juiz de STF não deve mesmo servir de salvaguarda para proteger quem o indicou. Ele deve basear-se em princípios jurídicos e não olhar cor partidária ou padrinho político. Algo que alguns outros indicados do STF parecem não ter seguido à risca.
Outra coisa em que os petistas confundem diz respeito à provável reeleição de Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil. Dentro do raciocínio destes cegos partidários, “isto prova que o povo apóia o PT, tanto que está reelegendo a presidente a despeito da condenação dos mensaleiros, vítimas da mídia burguesa e dos inconformados derrotados”.
Convenhamos, é uma maneira simplista de se ver as coisas. Em primeiro lugar, a maioria da população brasileira não acompanha noticiário político e, ademais, quem lá vai saber o que é embargo infringente dentro desta massa pouco informada. Ou seja, as pessoas preocupam-se em trabalhar para por comida na mesa e estas filigranas jurídicas ficam sendo discutidas por um punhado de especialistas e por um grupo (pequeno) de pessoas que leem jornal, e que evidentemente tiram suas conclusões diante dos fatos divulgados pelo noticiário.
Além disto, o PT criou o “coronelismo de estado”. Os mais antigos hão de se lembrar o folclore das eleições no interior do Brasil. Reza a lenda de que o “coronel” local indicava um candidato e exigia que o povão votasse no candidato de sua preferência. Para garantir a fidelidade, ele dava um pé de sapato antes da eleição e apenas dava o segundo pé após a confirmação de que o peão havia cumprido sua ordem. Hoje, o PT usa este tipo de recurso. Com medo de perder a eleição, seus cabos eleitorais espalham aos beneficiários do Bolsa Família que, caso o candidato da oposição vença a eleição, este benefício será descontinuado. É mentira, obviamente, mas o que importa é lançar mão de qualquer subterfúgio para vencer o pleito. A ética que se dane.
O outro fator que ganhou destaque, este no plano internacional, foi o monte de denúncias feitas por Eric Snowden, que serviu apenas para envenenar relacionamentos entre nações e contribuir para dinamitar alianças que seriam positivas. O Brasil, por exemplo, foi prejudicado por causa desta denúncia de espionagem extemporânea. Graças a isto, não foi realizada uma visita de Dilma à Casa Branca em outubro, onde seria recebida com honras de chefe de Estado, algo reservado a pouco governantes. Com isto, impediu-se uma parceria econômica e comercial que seria benéfica para as duas nações, sobretudo ao Brasil, que deseja ampliar seu mercado exportador.
Mas isto são águas passadas, e o jeito é torcer para que 2014 seja melhor do que 2013. Afinal, a cada virada de ano renovamos as esperanças e fazemos fé de que o ano que está por vir seja melhor do que aquele que está terminando.
Para não fugir à tradição, nesta última coluna de 2013, desejo aos leitores e colegas do Direto da Redação Boas Festas e um Ano Novo repleto de alegrias!

 autor deste artigo Antonio Tozzi

Policial Militar lotado em Pedreiras recorre ao suicídio em Teresina

Na noite de ontem (24), por volta das 23h00, o Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Pessoa que era lotado no 19° Batalhã...