quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O enterro de Obama



Vocês desculpem o título acima. Ele me saiu do inconsciente. Eu pensava em escrever sobre o enterro de Mandela, mas de tanto ver fatos diversos da seriedade em torno do funeral de Mandela, fui obrigado a aceitar esta ordem da subconsciência: falarei mesmo sobre o enterro de Obama.  Tentarei explicar.
Notem que no enterro de Mandela a notícia que mais corre o mundo é a presença do presidente Obama. Desde o discurso, ele, o presidente norte-americano se fez a maior estrela. Quem foi ver Mandela, viu Obama.
Notem que beleza o ghost-writer de Barack Obama escreveu para a multidão:
“Para o povo da África do Sul, para aqueles que ele inspirou em todo o mundo – a morte de Madiba é justamente um momento de luto e um tempo para celebrar a sua vida heroica. Mas eu acredito que também devemos ter em cada um de nós um momento de autorreflexão. Com honestidade, independentemente de nosso estado ou circunstância, devemos perguntar: ‘Como eu apliquei suas lições em minha própria vida?’”.
E aqui, para a desgraça dos improvisos escritos com antecedência, a essa peça de retórica a realidade respondeu com uma loura fogosa, mais conhecida pelo nome de Helle Thorning-Shmidt, primeira-ministra da Dinamarca. As pessoas veem hoje entre indignadas e surpresas, e com uma ponta de vouyeurismo picante, a sequência de fotos em que Obama troca tapinhas, rápidos toques de pernas e gargalhadas com a represente do reino da Dinamarca, entre explicações em que ele parece falar “eu posso até ser negro, baby, mas também sou presidente dos Estados Unidos. Portanto, vamo simbora”.
A partir daí, o enterro de Mandela se tornou o enterro de Obama. Não tanto porque  desejemos vê-lo enterrado, ainda que a troca de pessoa de Mandela pela de Obama no caixão seria honrosa para a humanidade. Mas não por isso. A realidade se impõe, e  faleceu quem o mundo precisa que estivesse vivo, lúcido e alto para responder à  injustiça. Então encaremos com paciência, e com uma ponta de bom humor o que Obama foi mesmo fazer naquele funeral.
É claro, bem antes desse grande final, ou seria um grande inicial?, toda a imprensa do mundo já se posicionara a favor de um enterro festivo. Não bastasse a presença do idiota George Bush, já existia e continua a existir no ar uma diluição da luta do líder africano.  Em lugar do homem radical que pregou a revolta pelas armas, do líder comunista que possuía o maior respeito a Fidel Castro, se pôs o homem da conciliação, ou da reconciliação. É claro, isso não é novo. Até hoje não vimos um só homem de valor, de grande talento e gênio, que a sociedade não trate de descaracterizar após a morte.  Isso aconteceu e acontece com Graciliano Ramos, com Niemeyer, com Lima Barreto, com Tolstói, com Mark Twain.
Já antes do enterro de Obama, Desmond Tutu, em artigo para o Guardian escrevera que o período de prisão de Mandela havia sido importante para ele perder a raiva.  Mantenho que seu período na prisão foi necessário porque, quando foi preso, estava cheio de raiva. Mandela era relativamente jovem e tinha sido vítima de um erro da Justiça; ele não era um estadista, disposto a perdoar --era o comandante em chefe da ala armada do partido, que estava inteiramente disposta a recorrer à violência”, escreveu Desmond Tutu. No Brasil, esse cristianismo de cura pelo sofrimento sempre teve o nome mais simples de pedagogia do cacete.
No domingo, o repórter do Fantástico, anunciara que o funeral seria uma semana de comemorações, no sentido mais vulgar mesmo da palavra, o significado de festa. E diante das imagens do povo a cantar e dançar, ele concluía que o povo da África do Sul lamentava e celebrava ao mesmo tempo. Então o clima já estava pronto e formado para a maior animação. Obama, o novo conquistador de corações, somente pôde chegar lépido e feliz, charmoso e sedutor para a saudação ao morto. E do defunto tirou o melhor proveito. Assim como Mandela, que sempre rejeitou um retrato  sem vida, pois sempre fez questão de afirmar que não era santo, que não passava de um pecador a continuar tentando, Obama não resistiu a qualquer santidade diante da tentação. Conforme se vê nas fotos que correm o mundo, depois do discurso vazio, mandou ver.
Dizem as notícias que após o “selfie” - que vem se tornando uma febre entre celebridades e anônimos -, Obama e a ministra mostraram total entrosamento, conversando animadamente durante o funeral.  Deveriam apenas acrescentar que para o defunto Mandela o enterro foi de Obama.

 autor deste artigo Urariano Mota

Incêndio em pousada de Porto Alegre mata 10 pessoas

Outras 11 ficaram feridas com as chamas em prédio da avenida Farrapos Dez pessoas morrem em incêndio em pousada de Porto Alegre | Foto: Dalv...