O levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC que aponta a cidade de São Luís como a 15ª mais violenta do mundo voltou a ser pauta de debates da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (24).
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou a disparidade entre os números de homicídios apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e o levantamento feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Jornal Pequeno.

De acordo com SSP, 806 pessoas foram assassinadas na região metropolitana de São Luís em 2013, já o MPE e o jornal Pequeno registraram 984 homicídios no mesmo período. Existe uma diferença de 178 homicídios a menos na contagem do da Secretaria de Segurança.
Segundo dados do MPE, entre os anos de 2010 e 2013 ocorreram 2.860 homicídios na Grande São Luís, enquanto a SSP registrou 2.475 assassinatos, uma diferença de 425 mortes a mais que as registradas pela Secretaria.
Para o parlamentar, a classificação de São Luís pela ONG mexicana poderia ser pior, se o levantamento do MPE fosse adotado, a capital do estado ocuparia a 8ª classificação entre as cidades mais violentas do mundo. “A responsabilidade pela violência e o caos do Maranhão é do Governo do Estado. Não existe levantamento do número de homicídios no interior do Maranhão, se existisse este quadro seria muito pior”, destacou.
No entendimento de Bira, o Governo do Estado é irresponsável e incapaz de lidar com a crise da Segurança Pública do Maranhão, para o parlamentar, o Governo não responde aos anseios da população e discrimina os policiais militares.
“A Governadora responde a violência do Maranhão discriminando os policiais militares pelo baixo reajuste recebido pela categoria, e pelo caso dos novatos que trabalharam no Carnaval, sem nomeação, e voltaram para casa a mando da Governadora”, protestou Bira.
O socialista pediu a Secretaria de Segurança que revele as estatísticas de assaltos e furtos do Maranhão. Para Bira, não há mais lugar tranquilo em São Luís, o Governo do Estado trata com descaso a população, a polícia militar e os seres humanos.

Do Blog do Jonh Cutrim