sábado, 26 de julho de 2014

Não é preciso esperar a CBF para mudar o futebol

Dilma recebe a turma do Bom Senso. Foco deveria ser os clubes (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)A mudança do futebol brasileiro não precisa passar pela Confederação Brasileira de Futebol. Teixeiras, Marins e Del Neros são muito mais sintomas do que causas da doença que fragiliza este esporte.
Os verdadeiros focos do problema estão nos clubes. É neles que deveria começar a renovação, a mudança de postura e a coragem de acabar com relações atrasadas e servis.
Uma liga forte e bem organizada, capaz de atrair para si as atenções da Rede Globo, enfraqueceria a CBF a ponto de força-la a cuidar do que realmente deveria ser sua única alçada: as seleções brasileiras.
Voltando aos clubes: fortes e arejados, eles passariam a encarar de forma diferente suas categorias de base. Chega de treinadores preocupados em servir aos agentes de atletas, e não ao futebol. Precisamos voltar a formar bons laterais e meias modernos – e isso é responsabilidade dos clubes.
E quanto ao atual cenário dos técnicos profissionais? Cabe aos clubes (sim, sempre eles) exigir mudanças urgentes de seus contratados. Chega de esquemas ultrapassados, cópias mal feitas do que se praticou na Europa até os anos 90. Que se abra espaço para o novo, para treinadores estrangeiros capazes de ensinar o que sabem.
Nada disso precisa passar pela CBF. Nada. O curso deste rio, cuja nascente está nos clubes, levaria a uma seleção naturalmente mais forte, treinada por alguém mais capaz do que aqueles que formam o atual cenário.
Clube dos 13
Em 1987, nascia cheio de boas intenções o Clube dos 13. Porém, por ter à frente os mesmos dirigentes de sempre (um de seus fundadores foi o são-paulino Carlos Miguel Aidar, hoje advogado da CBF, veja só vocês), logo se tornou apenas um canal de negociação pelos direitos de TV. Ou seja, uma entidade amigável e até subserviente ao poder dominante.
Assim, não foi difícil para Andrés Sanchez e alguns aliados minarem de vez esta entidade. Hoje, os clubes estão ainda mais isolados, cuidando individualmente de seus direitos e beijando as mãos de federações e de dirigentes da CBF.
Papel do torcedor e do Bom Senso F.C.
Cabe a nós, torcedores, participarmos mais ativamente do processo eleitoral dos clubes. Alguns já permitem que associados votem diretamente nos candidatos. Outros ainda não se modernizaram a ponto, forçando o voto em um “colégio eleitoral” de conselheiros.
Seja como for, as redes sociais estão aí para nos dar voz e poder de participação. Escolha candidatos dispostos a trazer coisas novas e a peitar a CBF e as federações locais. Simples assim.
Quanto ao Bom Senso F.C. seria interessante e inteligente buscar aliados entre dirigentes e conselheiros dos clubes. É inócuo lutar por mudanças diretas na cúpula da CBF, sem pensar nos clubes e federações.
Dá trabalho mudar o futebol. Assim como dá trabalho mudar um país. Apenas reclamar é atitude semelhante ao do eleitor que xinga todo e qualquer político, mas sequer se lembra em quem votou nas últimas eleições.
*do blog Esporte Fino

Guardas municipais agora podem ser incorporadas ao sistema de segurança do Maranhão

Guarda Municipal de Caxias Maranhão Durante a sessão desta quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno...