segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vídeos mostram prefeitos em tentativa de compra de votos no Maranhão


Prefeita Cristiane Damião, de Bom Jesus (Site: www.amarcos.com.br)
O programa Fantástico denunciou esta noite prefeitos pelo Brasil acusados de comprar votos nas eleições de 2012. Vídeos mostram os (na época) candidatos em plena campanha entrando na casa e eleitores e dando dinheiro em mãos ou pedindo votos em troca de bens e favores.
Dos três prefeitos denunciados nos vídeos dois são do Maranhão: Zito Rolim, de Codó, candidato do PV reeleito em 2012, e Cristiane Damião, candidata do PTdoB de Bom Jesus da Selvas, eleita no mesmo ano.
As denúncias e os vídeos fazem parte da investigação em curso no Ministério Público sobre compra de votos na eleição de prefeito. Hoje, a Justiça Eleitoral tem, pelo menos, 10,5 mil processos que questionam candidatos e prefeitos eleitos em 2012. Em cerca de 1,2 mil, a acusação principal é a compra de votos.
Codó
Zito Rolim, prefeito de CodóO vídeo apresentado pelo Fantástico mostra o prefeito Zito Rolim em campanha. Ele entra na casa de um eleitor, tira a mão do bolso e o cumprimenta, pegando na mão de um homem. E depois se afasta. É quando o homem vai para o canto e estica um papel na mão que, segundo o MP, seria dinheiro.
Em outra gravação, Zito entra em uma casa abraçado a uma mulher. Os dois vão até o quarto. Ela pega um papel no chão. O candidato segura o papel, olhando para a porta como se estivesse preocupado, coloca dentro dele uma coisa que tirou do bolso. 
Bom Jesus das Selvas
Em outro caso também investigado pelo Ministério Público a candidata Cristiane Damião visita eleitores que invadiram as terras de sua família. Sendo gravada, ela fala: “Pois olha só: vocês têm todo o direito de permanecer aqui. Mas eu, a dona da terra, é que realmente autorizo vocês ficarem. Por isso eu preciso da ajuda de vocês, eu preciso do voto de vocês”.
Além do vídeo, outros eleitores ouvidos pela reportagem acusaram a prefeita de comprar votos. Um homem diz que na última eleição foi oferecido todo tipo de vantagem em troca do voto. “Cesta base, dinheiro. Prometia material pro povo. Quarenta telhas, um metro de areia, porque é para botar o piso na casa. Tá entendendo?”
E uma eleitora afirma que a então candidata Cristiane Damião prometeu um terreno. “Se eu votasse nela ela me dava o local para mim fazer a minha casa, né?”, diz a eleitora, que não foi identificada.
Outro lado
Na mesma reportagem, a prefeita nega a compra de voto. O vídeo é claro e de boa qualidade. Mas ela disse que o vídeo é montagem. “Isso aí, vídeo é montagem, vídeo pode denegrir imagem, pode fazer muitas coisas”, disse ela. O Fantástico ouviu o perito Ricardo Molina, que descartou qualquer possibilidade de montagem.
Em Codó, Zito Rolim também negou o crime. “Em nenhum momento manuseei dinheiro. Eu estava com os santinhos, que são aquelas fotos pequenas, no bolso e entreguei para uma pessoa, como é normal. A gente, à medida que vai fazendo campanha, visitando nas ruas, nas casas onde a gente entra, a gente entrega aquele santinho com o número e tal”.
Com infornações do G1 e Fantástico

Homem e morto no centro em Santa Quitéria

Um homem identificado apenas como "Pingo", foi assassinado na avenida Santos Dumont, em frente ao ponto de moto táxi em Santa Quit...