terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma epidemia de Crack em Chapadinha

Ontem saiu uma pesquisa que mostra que em nossa pais já temos mais de 330.000 dependentes crônicos de Crack, e mais de 1.200.000 usuários que ainda tem chances de recuperação, uso de droga ilícita é como a moda: vem e passa. Mas o Crack está mudando esta realidade.

Em nossa cidade o Crack é uma realidade, o que outrora só era visto nas granes cidades, hoje é visto em nossa cidade a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive com endereço certo, sendo as maiores cracolândias de Chapadinha uma na área do Viva, mas precisamente em um campo de futebol localizado ali, e na BR 222 no trecho entre o Posto Vemasa a entrada do Tinguis
Fumada na forma de crack, a droga chega ao cérebro mais depressa do que ao ser injetada na veia, porque não perde tempo na circulação venosa, cai direto no pulmão. Do cachimbo ao cérebro, leva seis a dez segundos. O efeito é semelhante ao baque da injeção intravenosa, porém ainda mais rápido e fugaz.
Vale a pena chegar perto de uma cracolândia para entender como é primária a ideia de que o craqueiro pode decidir em sã consciência o melhor caminho para sua vida. Com o crack ao alcance da mão, ele é um farrapo automatizado que não tem outro desejo senão o de conseguir a próxima pedra para o cachimbo.
Veja a hipocrisia: não podemos interná-lo contra a vontade, mas podemos mandá-lo para a cadeia assim que roubar o primeiro celular.
Não seria mais lógico construirmos clínicas pelo País inteiro com pessoal treinado para lidar com os dependentes? Não sairia mais em conta do que arcar com os custos materiais e sociais da epidemia?
É claro que não sou ingênuo a ponto de imaginar que, ao sair desses centros de recuperação, o ex-usuário se transformaria em cidadão exemplar. Mas, pelo menos haveria uma chance. Se continuasse na sarjeta, que oportunidade teria?
Chapadinha não é indiferente do Brasil que esta vivendo essa epidemia, é notável o aumento dos furtos,roubos e principalmente Homicídios, a grande maioria destes crimes está relacionado diretamente ligada ao consumo de Crack.
A nossa cidade outrora pacata, a cada dia que passa vem se tornando mais violenta, o que pode se fazer pra mudar esta realidade, até quando seremos reféns de tanta violência?

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...