terça-feira, 3 de março de 2015

Conta de luz fica mais cara no Maranhão

A energia elétrica está mais cara em todo o Brasil a partir desta segunda-feira (02). Em média, o reajuste é de 23,4%, no entanto, o aumento está sendo calculado de acordo com a região do país. No estado do Maranhão o reajuste foi fixado, até o momento, em 3%.

Luz
Esse valor dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi baseado em dois motivos. O primeiro está ligado ao programa federal “Luz Para Todos”, que beneficia as pessoas com uma renda menor.

O governo, até o ano passado, repassava metade desse valor para a Aneel. Como esse ano o governo deixou de repassar, a Aneel, agora, precisa arrecadar 23 bilhões de reais para continuar nesse programa, e quem vai pagar, a partir deste momento, é o consumidor.

Já ao o segundo motivo está relacionado com a Usina Itaipu. Como a energia está sendo comprada por meio desta usina que fica entre o Brasil e o Paraguai o preço acaba ficando mais caro e o consumidor terá que pagar por este custo também.
Com o preço elevado a solução do consumidor será diminuir o consumo de luz para poder economizar com a energia elétrica. (Com informações do G1MA)

Urgente: Duas pessoas baleadas no bairro na noite de hoje

Mais uma vez o bairro do Japão/cartepilar é palco de violência em Chapadinha, no início da noite de hoje (28), onde indivíduos armados e cir...