segunda-feira, 15 de junho de 2015

POLICIA MILITAR FORMA 432POLICIAIS PARA O MARANHÃO

Foto1_KarlosGeromy - Polícia Militar forma 432 policiais para o MA (2)

O Governo do Estado convocou mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldado de Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar para ampliar o efetivo do sistema de segurança pública e renovar a tropa militar maranhense. Deste contingente de convocados, 432 chegaram à sexta etapa do concurso, que consiste no curso de formação, realizado pelo Centro de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar.

A convocação dos policiais militares está entre as primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino para garantir mais segurança à população. “Cumprindo o compromisso assumido no dia 1º de janeiro, vamos ampliar cada vez mais a presença da polícia na vida da população, visando garantir a paz e o respeito às leis”, afirmou o governador Flávio Dino.

O coronel Aucerir Becker, comandante do CFAP, frisou a preocupação do governo em garantir a segurança do maranhense, mas sem deixar de formar corretamente o policial que irá atuar nas ruas. “Sabemos da necessidade urgente de policiais trabalhando pelo bem da sociedade, mas não podemos jogar o aprovado no concurso no confronto direto das ruas de qualquer maneira. Ele precisa conhecer uma série de princípios para, só assim, preservar pela idoneidade do cidadão e também a dele”.

O curso de formação dura sete meses e meio. O início ocorreu no dia 23 de maio e encerra dia 22 de dezembro. Após o término, o governador irá nomear os aprovados e, então, a turma poderá reforçar as tropas militares. “Temos que ter policiais que entendam o conhecimento jurídico ao atendimento do cidadão, além de primeiros socorros, ou situações de conflitos. O CFAP está aqui para preparar o aluno da melhor forma possível sem oferecer risco de vida para o cidadão que recebe o atendimento”, afirmou o coronel Becker.

O curso de formação possui aulas teóricas, realizadas em salas de aula, e práticas, que ocorrem em campos de futebol localizados dentro do Centro de Formação. Disciplinas como, Saúde e Segurança aplicada ao trabalho policial, Teoria Geral da Segurança Pública, Noções em Direito Penal e Processual, Conhecimentos em Defesa Pessoal, são algumas disciplinas lecionadas no CFAP por professores com ampla experiência no mercado, como delegados e promotores.

Com relação às aulas práticas, os alunos são treinados para manusear de forma segura a arma que utilizará no dia-a-dia e como tratar o cidadão que corre risco de vida. Trinta e oito disciplinas são lecionadas aos 432 alunos no CFAP, sendo 33 mulheres e 399 homens. “Desde a mais simples ocorrência até a mediação de conflitos o aluno aprende no CFAP. Realizamos provas teóricas e práticas e quem não for bem, é reprovado”, explicou o coronel Becker.

O capitão Marcos Galvão, chefe da divisão de ensino do CFAP, esclarece que todos os aprovados irão trabalhar em todo o estado e que apesar da urgência de necessidade de mais homens nas ruas, é preciso capacitar os novos policiais da melhor forma possível para que os mesmos possam prestar serviços qualificados à comunidade. “Não tem como o policial ir para as ruas sem passar pelo CFAP. Até porque o curso faz parte da seleção do concurso. Ao final de todas as disciplinas, o aluno sai daqui um policial preparado para enfrentar qualquer tipo de situação”, afirmou o capitão Galvão.

Hamilton Caires, 31 anos, é um dos alunos do CFAP. O rapaz que passou seis anos no Exército, nunca abandonou o sonho de se tornar militar. “Eu já tenho uma certa bagagem adquirida no Exército e agora estou aqui para servir o cidadão. Vou sair do CFAP preparado para encarar quem não estiver disposto a manter a sociedade segura”, disse Hamilton.

Uma das 33 mulheres do curso, Nathana Porto, 26 anos, considera o curso um aprendizado para a vida toda. “Aqui aprendemos a ter ordem e disciplina em tudo que fazemos. Quando acabar o curso tenho certeza de que estarei preparada para proteger o Estado, priorizando a vida e o respeito ao cidadão de bem”, garantiu Nathana.

cOM INFORMAÇÕES DO BLOG DO jONH cUTRIM

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...