terça-feira, 28 de julho de 2015

Saiba porque hoje é feriado no Maranhão


Com informações do site História Viva
A data de hoje celebra a adesão do Maranhão à independência, ocorrida em 28 de julho de 1823, nove meses depois de D. Pedro I proclamar a separação do Brasil de Portugal. Porém, em algumas províncias, a resistência à nova ordem política do país trouxe problemas ao imperador. No caso do Maranhão, onde os laços com a coroa portuguesa eram muito fortes, a independência não foi reconhecida.
No processo que resultou na histórica decisão do dia 28 de julho de 1823, um almirante escocês, chamado Lord Cochrane, teve um papel crucial neste processo e por conta dos trabalhos prestados a D. Pedro I, de grande importância para debelar a resistência do estado a aderir ao Império, fez com que ele recebesse o título de Marquês do Maranhão.
Durante o turbulento processo de resistência à proclamação da Independência do Brasil, que tinha entre as províncias que davam mais “dor de cabeça” o Maranhão. Diante da dificuldade enfrentada por D. Pedro I para contornar a situação foi preciso contratar os serviços de Lord Cochrane.
Com um histórico de serviços prestados a chilenos e peruanos na guerra pela independência da Espanha, ele chefiou a marinha de guerra brasileira e comandou o cerco a São Luís no momento mais tenso de um longo processo de resistência, que culminou finalmente com a decisão do Maranhão de aderir a nova ordem política e se incorporou ao Império, quando os navios chefiados por Cochrane já estavam na Baia de São Marcos e com os canhões apontados para São Luís.
No túmulo de Lord Cochrane, situado na Abadia de Westminster em Londres está escrito o titulo “ Marquis of Maranham”, título que  recebeu  de D. Pedro I em 25 de novembro de 1823 pelos relevantes serviços prestados ao país.

Terror na noite de Chapadinha, bandidos efetuaram diversos disparos no bairro Japão

Na noite de hoje (28), uma serie de disparos de armas de fogo ocorreu no bairro Japão em Chapadinha, segundo relatos (áudios) de moradores d...