terça-feira, 17 de novembro de 2015

ALERTA: Seis casos de Microcefalia são registrados no MA


Maranhão registra seis casos de microcefalia e Secretário Marcos Pacheco descarta surto
Maranhão registra seis casos de microcefalia e Secretário Marcos Pacheco descarta surto
Em quatro meses já foram registrados vários casos de microcefalia na região Nordeste com destaque para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Sergipe. Só em Pernambuco já foram confirmados mais de 140 casos da doença. O Ministério da Saúde decretou um alerta de emergência na semana passada, por conta do aumento do número de casos de bebês que nasceram com a deficiência.

A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que 33 cm. A doença não é um agravo novo e uma série de fatores podem levar a esse déficit de desenvolvimento dentre os quais gestantes que são expostas a substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.
O alerta serve também para o Maranhão pois já foram registrados em 2015 seis casos da doença, com destaque para as cidades de São Luís, com dois casos, Imperatriz, também com dois, Barra do Corda, um caso e Chapadinha, também um caso. A vigilância epidemiológica já está monitorando e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) descarta surto no estado.
O Ministério da Saúde investiga se há relação entre o Zika Vírus com o crescimento dos casos na região Nordeste. Por ser um local com clima quente e úmido, o Maranhão está entre os estados em que a população deve ficar em alerta para a presença de novos casos

Influencer acusada de estelionato no Piauí é presa com caminhonete roubada em Açailândia

Letice Maria Sousa Colasso já havia sido presa pela Polícia Civil do Piauí por estelionato Letice Maria Sousa Colasso, uma influeciadora que...