quarta-feira, 5 de julho de 2017

Pessoas com pensamento positivo vivem mais 7,5 anos,afirma pesquisador

As pessoas que têm pensamento positivo vivem mais 7,5 do que as que não têm, disse nesta terça-feira (04) o pesquisador José Pinto da Costa em uma sessão sobre a psicologia do medo que decorreu na cidade do Porto, em Portugal.
O professor catedrático e médico legista explicou que em causa está "a harmonia biológica da funcionalidade cerebral" e que "os aspectos que são positivos libertam determinadas substâncias químicas que aumentam a capacidade de sobrevivência das células".

"Quando estamos com prazer, temos um aumento de libertação da dopamina. Portanto, queremos repetir o mesmo comportamento para termos dopamina que vai dar prazer. Numa harmonia, isso leva a que a probabilidade de lesão das várias estruturas da célula diminui", disse.

Por isso,acrescentou,o pensamento positivo "leva a uma sobrevivência maior". 
O investigador, que falava em uma sessão dedicada à psicologia do medo, inserida em um dia de atividades promovido pelo CRIAP - um instituto ligado a áreas como a terapia da fala, o serviço social, a criminologia ou os recursos humanos -, também afirmou que "as pessoas que já experienciaram situações de medo e que conseguiram resolvê-las têm capacidade de sobrevivência maior".

O fenômeno deve-se à "capacidade para ultrapassar o medo", disse José Pinto da Costa que, em declarações à agência Lusa, à margem da sessão, enfatizou que "estas temáticas deviam ser mais discutidas pela sociedade".

"O conhecimento é fundamental para que possa existir liberdade. Sem informação não há conhecimento e sem conhecimento não há liberdade. Por isso é que o CRIAP procurou falar desta questão que é muito atual e em todo o mundo se está discutindo", disse o também diretor científico do instituto.

Costa lamentou que "exista muito preconceito contra o medo e contra as pessoas com medo".

"Não se integra as pessoas na sua circunstância. As pessoas às vezes têm medos exagerados por uma questão de aprendizagem. Os primeiros dois anos [de vida] são cruciais para o desenvolvimento da estruturação da personalidade e, talvez, foram os pais e a sociedade que lhe incutiu a estruturação de futuros medos", afirmou.Com informações da Lusa/Foto:DR

Morre jovem que foi baleado no bairro Caterpilar em Chapadinha

Foto: redes sociais   Faleceu na noite de ontem (28) o Jovem Vanderlei da Costa Silva Nascimento, vítima foi atingida por cerca de 18 (dezoi...